O livro de cabeceira de Peter Greenaway: silêncio, som, palavra, prazer, personagem

Argumentos

Endereço:
Avenida Rui Braga - Vila Mauricéia
Montes Claros / MG
39401-089
Site: http://www.periodicos.unimontes.br/argumentos
Telefone: (38) 3229-8039
ISSN: 2527-2551
Editor Chefe: Gustavo Dias
Início Publicação: 20/06/2017
Periodicidade: Semestral

O livro de cabeceira de Peter Greenaway: silêncio, som, palavra, prazer, personagem

Ano: 2023 | Volume: 20 | Número: 1
Autores: Jaider Fernandes Reis
Autor Correspondente: Jaider Fernandes Reis | [email protected]

Palavras-chave: O livro de cabeceira, filme, silêncio, som, palavra, prazer, personagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como proposta apresentar o filme The Pillow Book, O livro de cabeceira, do diretor britânico Peter Greenaway. Inspirado em um clássico da literatura japonesa do século dez, o diretor constrói uma narrativa que evidencia as relações entre texto, imagem e som para tratar sobre temas como arte, prazer, sexo, literaturae escrita. O objetivo deste artigo é apresentar a obra e destacar elementos utilizados por Greenaway em sua narrativa audiovisual: a imagem, que foi denominada aqui de livro do silêncio; a música, denominada de livro do som; e a escrita, denominada de livro das palavras; a intertextualidade, denominada como livro do prazer; a construção da personagem, denominada de livro das mulheres-personagens. Essa escolha se deu para homenagear a forma como o diretor retoma no filme as referências ao diário de Sei Shonagon. Embora se trata de uma película de 1996, faz-se necessário salientar que a mesma encontra-se atual, seja pela múltiplas telas usadas para compor um narrativa complexa, seja pelas temáticas abordadas no enredo.



Resumo Inglês:

The present work proposes to present the film The Pillow Book, by British director Peter Greenaway. Inspired by a tenth-century Japanese literature classic, the director builds a narrative that highlights the relationships between text, image and sound to address topics such as art, pleasure, sex, literature and writing.The purpose of this article is to present the work and highlight elements used by Greenaway in his audiovisual narrative: the image, which was called here the book of silence; music, called the book of sound; and writing, called the book of words; intertextuality, called the book of pleasure; the construction of the character, called the book of women-characters. This choice was made to pay homage to the way in which the director resumes references to Sei Shonagon's diary in the film. Although it is a filmfrom 1996, it is necessary to point out that it is current, either because of the multiple screens used to compose a complex narrative, or because of the themes addressed in the plot.



Resumo Espanhol:

El presente trabajo propone presentar la película The Pillow Book, del director británico Peter Greenaway. Inspirándose en un clásico de la literatura japonesa del siglo X, el director construye una narrativa que destaca las relaciones entre texto, imagen y sonido para abordar temas como el arte, el placer, el sexo, la literatura y la escritura. El propósito de este artículo es presentar la obra y resaltar elementos utilizados por Greenaway en su narrativa audiovisual: la imagen, que aquí se llamó el libro del silencio; la música, llamada el libro del sonido; y la escritura, llamado el libro de las palabras; la intertextualidad, llamada el libro del placer; la construcción del personaje, llamado el libro de las mujeres-personajes. Esta elección se hizo para rendir homenaje a la forma en que el director retoma las referencias al diario de Sei Shonagon en la película. Si bien es una película de 1996, es necesario señalar que es actual, ya sea por las múltiples pantallas utilizadas para componer una narrativa compleja, o por los temas que aborda en la trama.