Os rituais da festividade de Shavuot e sua relação com o Livro de Rute
reúnem três elementos fundamentais sobre as questões sociais e uma trÃplice
categoria protegida por Deus: Rute é uma mulher e uma mulher estrangeira,
pobre e viúva. Sua figura acaba tornando-se uma espécie de memória que liga
a libertação do cativeiro egÃpcio a uma legislação de cunho social para proteger
os pobres e excluÃdos (Deuteronômio). Este estudo examina as relações entre
discurso e poder no livro de Rute. De tal forma, procuramos evidenciar a realidade
e o significado da experiência feminina e as questões sociais que o livro
reflete. Alguns importantes conceitos são relembrados tais como as leis que
tratam de questões sociais que se referem ao pobre, ao estrangeiro, aos órfãos e viúvas, trabalhadores, atitudes de tolerância e benevolência (Lv 19,9-10;
23,22 e Dt 24,20-22). A narrativa de Rute torna-se, portanto, uma espécie de
resgate da legislação social que objetiva reestabelecer procedimentos justos
para com a camada social menos favorecida.
The Shavuot Festival Rituals and its relation with The Ruth Book bring
together three key elements about social issues and a threefold category
protected by God: Ruth is woman, a foreigner woman, poor and widow.
Her character becomes a sort of memory that connect the departure of the
enslavement under the Egyptians to a social nature legislation to protect the
poor and excluded (Deuteronomy). This research examines the relations
between discourse and power in Book of Ruth. Thus, we seek to put in evidence
the reality and the meaning of gender experience related to women and social
issues showed in that book. Some important concepts are remembered such
as laws that deal with poor related social issues, tolerance attitudes and
benevolence (Lv 19,9-10; 23,22 e Dt 24,20-22). Ruth’s narrative becomes,
therefore, a sort of recovering of social laws that aim to re-establish fair
procedures to less-favoured social groups.