O lugar das imagens na escrita da História: Jean-Luc Godard, Eric Hobsbawm e Marc Ferro em Histoire Parallèle

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O lugar das imagens na escrita da História: Jean-Luc Godard, Eric Hobsbawm e Marc Ferro em Histoire Parallèle

Ano: 2018 | Volume: 20 | Número: 36
Autores: Sheila Schvarzman
Autor Correspondente: Sheila Schvarzman | [email protected]

Palavras-chave: História e imagens; Marc Ferro; Jean-Luc Godard e Eric Hobsbawm

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As imagens na história e na escrita da história, a partir do século XX, tiveram um papel central nas pes-quisas e obras audiovisuais de Marc Ferro. Histoire Parallèle, programa de televisão que apresentou entre 1989 e 2001, demonstrou, de forma ampla, o papel do cinema na construção dos imaginários sociais. Das centenas de debates levados a cabo, certamente foi no encontro entre o cineasta Jean-Luc Godard e o historiador Eric Hobsbawm que essa questão foi a mais abordada. Até mesmo em meio a tensões e des-confi anças, como se viu no programa temático sobre o 1º de maio de 1950. Tensões e desconfianças que Marc Ferro conheceu bem de perto quando deu ao cinema a legitimidade que só o texto escrito detinha entre os historia-dores. É em torno de Histoire Parallèle e dos pontos de vista do historiador, por um lado, e o questionamento crítico do cineasta que escreve a história em imagens, de outro, que produzimos este texto.



Resumo Inglês:

After the 20th century, images in history and historiography have played a crucial role in Marc Ferro’s research and audiovi-sual work. Histoire Parallèle, a TV show he hosted in1989-2001, widely demonstrated the role cinema plys in building social omaginaries. Hundreds of debates took place, but this topic was mainly addressed during the one between fi lmmaker Jean-Luc Godard and historian Eric Hobsbawm. And this, event amidst tension and mis-trust, as in the show tackling events that took place in May 1, 1950. Tension and mistrust that Marc Ferro faced when he gave cinema the legitimacy only writt en texts previously had among historians. It is around Histoire Parallèle and historians’ point of view, on the one hand, and critical questioning by fi lmmakers who write his-tory with images, on the other hand, that we produced this text.