O lugar de Deus é onde eu quiser: enunciações de religiosidade e sexualidade num evangelho afetivo-midiático

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

O lugar de Deus é onde eu quiser: enunciações de religiosidade e sexualidade num evangelho afetivo-midiático

Ano: 2018 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: FALÇÃO, Carolina Cavalcanti, PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira, RODRIGUES, Emanuelle Gonçalves Brandão
Autor Correspondente: Carolina Cavalcanti Falcão | [email protected]

Palavras-chave: Religiosidade, Sexualidade, Controvérsia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho pretende discutir como formas de construção da religiosidade estão atreladas à enunciação de aspectos da intimidade. No caso específico analisado, usaremos o post intitulado “Carta a uma prima homofóbica”, texto que faz parte de um corpus estabelecido no quadro da controvérsia como construção de visibilidades religiosas no espaço público. O trabalho de análise nos mostra que existe uma disputa que busca determinar o lugar de Deus a partir da enunciação da sexualidade. Nesse processo, são negociados sentidos que se regulam tanto pela memória religiosa da Graça (e sua contrapartida, a memória religiosa da Lei), quanto por lógicas afetivo-midiáticas. Entendemos que o “lugar de Deus” reflete um projeto ético, ou seja, além de determinar uma subjetividade religiosa revela também uma enunciação da individualidade. Trata-se, portanto, de um espaço discursivo aberto e controverso, que produz formas de enunciação que autorizam certas existências, animadas pelo tom da controvérsia.



Resumo Inglês:

The present work aims to discuss how forms of construction of religiosity embrace enunciations of intimacy. In thespecific case analyzed, we will use the post titled "Letter to a homophobic cousin", text that is part of a corpus established in the framework of the controversy as construction of religious visibilities in the public space. The work of analysis demonstrates that there is a dispute over God's place, established from the enunciation of sexuality. In this process, there is a regulation of meanings that regards both the religious memory of Grace (and its counterpart, the religious memory of the Law), and theaffective-mediatic logics. We understand that the "place of God" reflects an ethical project. In other words: in addition to determining a religious subjectivity also reveals an enunciation of individuality. It is, therefore, an open and controversial discursive space that produces forms of enunciation that authorize certain existences, animated by the tone of the controversy.