O lugar do jornalista na cobertura dos protestos de junho de 2013 sob o olhar do Observatório da Imprensa e do Profissão Repórter.

Parágrafo:Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM

Endereço:
Avenida da Liberdade, 683 Liberdade
São Paula / SP
01503-001
Site: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/index
Telefone: (11)96500-7200
ISSN: 23174919
Editor Chefe: Rafael Grohmann
Início Publicação: 31/12/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

O lugar do jornalista na cobertura dos protestos de junho de 2013 sob o olhar do Observatório da Imprensa e do Profissão Repórter.

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: C. C. Queiroz, I. M. S. Coutinho
Autor Correspondente: C. C. Queiroz | [email protected]

Palavras-chave: protestos de rua, jornalismo, ética, ethos jornalísticos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As manifestações de junho de 2013 no Brasil tomaram conta das ruas de diversas cidades e acabaram se voltando também contra as empresas de jornalismo e seus profissionais, recusando a cobertura que a mídia vinha fazendo até então desses fatos. Na esteira destes acontecimentos,tendo como pano de fundo as discussões sobre a identidade, o ethos da função dos jornalistas,procura-se analisar como dois programas televisivos diversos abordaram as manifestações enquanto elas ainda aconteciam. Tanto o Profissão Repórter quanto o Observatório da Imprensa lançaram seus olhares para os fatos buscando uma discussão acerca de qual é o lugar do jornalista na produção de notícias. Procura-se entender quais são as considerações que eles elaboram para justificar e estruturar seu trabalho enquanto agente social relevante.