O mesmo e o outro em Blade Runner

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

O mesmo e o outro em Blade Runner

Ano: 2017 | Volume: 6 | Número: 9
Autores: R. L. Soares, S. Anaz
Autor Correspondente: R. L. Soares | [email protected]

Palavras-chave: Discursos midiáticos. Narrativas audiovisuais. Imaginário. Alteridade. Mitocrítica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo apresentar possibilidades teóricas e metodológicas para o estudo de narrativas audiovisuais contemporâneas presentes nas mídias. Por meio da análise mitocrítica e de aportes conceituais advindos da teoria geral do imaginário (Gilbert Durand), analisaremos alguns aspectos míticos presentes no filme “Blade Runner, o caçador de androides” (Ridley Scott, 1982) apontando para processos de identidade e de alteridade nas mídias, e articulando questões relativas à construção de estigmas e estereótipos nelas presentes. Nesse percurso, destacaremos os processos de humanização do protagonista e do antagonista em Blade Runner, o que nos leva à questão da empatia e da aceitação do Outro e do diferente nas narrativas audiovisuais contemporâneas.



Resumo Inglês:

The same and the other in “Blade Runner”. This paper aims to discuss methodological and theoretical possibilities to study contemporary audiovisual narratives in the media. By means of myth criticism analysis and conceptual contributions from the general imaginary theory (Gilbert Durand), it will be analyzed some mythical aspects present in the movie “Blade Runner” (Ridley Scott, 1982) in order to points out processes of identity and otherness in the media, and to concatenate issues related to the constructions of stereotypes and stigmas that are revealed in movies and other media productions. In this trajectory, it will be highlighted the process of humanization of both protagonist and antagonist in Blade Runner, what heads us to the matter of empathy and the acceptance of the different (the Other) in the contemporary audiovisual narratives.