O MESTRE CANTEIRO JUCA: CAMINHOS DE UMA PESQUISA E EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Além dos Muros da Universidade

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ISSN: 2675-3693
Editor Chefe: Ângela Leão Andrade
Início Publicação: 30/09/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas

O MESTRE CANTEIRO JUCA: CAMINHOS DE UMA PESQUISA E EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Fernanda Amaral Mota, Francielle Câmara Nogueira, Carlos Alberto Pereira
Autor Correspondente: Carlos Alberto Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Cantaria, Patrimônio, Consciência Social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho objetiva divulgar e trazer para discussão uma pesquisa realizada em 2014 na Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Investigou-se o ressurgimento da técnica da cantaria em Ouro Preto, propiciado pelo extensionista José Raimundo Pereira, Mestre Juca (1923-2006), considerado o último mestre canteiro de Minas Gerais. Mestre Juca iniciou-se como autodidata em trabalhos com a técnica na década de 80 e até o ano de sua morte, em 2006, realizou inúmeras restaurações no estado. Tornou-se, além disso, responsável pela criação do Programa Cantaria da Universidade que, desde 2000, atuou na extensão universitária, promovendo intenso diálogo entre a Universidade e a comunidade por meio de atividades como visitas a bens históricos e aulas práticas de cantaria. Procuramos evidenciar o papel de Mestre Juca para a conservação dos monumentos e preservação do saber-fazer da cantaria. A metodologia da História Oral foi considerada de grande pertinência no trabalho. A partir das contribuições teórico-metodológicas da micro-história, consideramos a relevância histórica e social desse trabalho ao partirmos da ideia de que um estudo sobre o único indivíduo que atuou frente a questões relacionadas ao resgate de um ofício, pode ressignificar a importância de técnicas em vias de extinção, como a cantaria. Dentre os resultados, foram construídos um texto e dois artigos apresentados em congressos. Ao trazer a memória do Mestre Juca para o Programa de Extensão Cantaria, acreditamos contribuir para a formação de uma consciência mais apurada da história e da historicidade dos bens e do cotidiano de outros indivíduos que trabalham com técnicas construtivas na contemporaneidade.



Resumo Inglês:

This work aimed to produce a text biography of José Raimundo Pereira (1923-2006), ouro-pretano citizen, responsible for reinventing the art of masonry in the state of Minas Gerais, thus becoming the last master of the stonewoks in the area. The masonry consists in using rocks for ornamental purposes in buildings or structural. Widely used in buildings of the colonial period, no longer found representatives among “mineiros”- Minas Gerais citizens, in the twentieth century, which needed the use of outside labor for the restoration of monuments that had been consumed by time or other problems affecting their conservation. José Raimundo Pereira began to form self -taught work with stone in the 80s and even the year of his death in 2006 made numerous restorations in stonemansory monumental around the state. Considering the importance of the technical rescue of Minas Gerais heritage to the asset base that houses the state and the formation of new beds, this project is guided on the contributions of the methodology of oral history in junction with other documentary sources. We have the working papers of the biography, from magazines that mention photographs. In addition, we have available in terviews with the stonework master and his wife Dona Ilda Pereira, the bed formed by José Raimundo Pereira, Francisco de Oliveira Barbara among others. With these documentary sources built up a biography that articulated the life of the master to other me chanical trades at risk of extinction and to consider the contemporary issues related to inheritance of Ouro Preto and Brazil as a whole, since its rescue and Stonework are closely related to these issues discussed as a great importance nowadays.