O MESTRE DE CAPOEIRA: fortalecendo filosofias e práticas de (re)existência negra perante desigualdades sociorraciais

Outros Tempos Pesquisa Em Foco História

Endereço:
Universidade Estadual do Maranhão, Curso de História, Campus Paulo VI, Bairro Tirirical
São Luís / MA
Site: http://www.outrostempos.uema.br
Telefone: (98) 3245-6141
ISSN: 18088031
Editor Chefe: Marcelo Cheche Galves
Início Publicação: 13/04/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O MESTRE DE CAPOEIRA: fortalecendo filosofias e práticas de (re)existência negra perante desigualdades sociorraciais

Ano: 2018 | Volume: 15 | Número: 26
Autores: FERNANDO S. DE JESUS, VALERIE GRUBER
Autor Correspondente: FERNANDO S. DE JESUS | [email protected]

Palavras-chave: Mestre de Capoeira. (Re)existência. Desigualdade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O reconhecimento da capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO contribui para a valorização e a visibilização dessa prática de resistência negra brasileira a nível mundial, mas também implica certas ressignificações em face das possíveis essencializações. Portanto, consideramos necessário um olhar filosófico sobre a capoeira, dando ênfase aos saberes ancestrais e à sua articulação no contexto da desigualdade sociorracial. O caminho percorrido neste artigo engendra aportes teóricos multidisciplinares, juntando conceitos que dialogam entre a filosofia da diferença de Foucault, Deleuze e Guattari e as perspectivas e reflexões sociogeográficas. Defendemos a ideia de que o mestre de capoeira representa um filósofo diaspórico que cria um espaço de possibilidades para coletividades marginalizadas e fortalece uma pedagogia da (re)existência negra. Entretanto, a capoeira se inscreve num campo dinâmico, afetado por diferentes interesses econômicos, políticos e morais, com os quais o mestre precisa articular agenciamentos que salvaguardem os mais perceptíveis traços filosóficos da capoeira.



Resumo Inglês:

Since capoeira has been recognized as Intangible Cultural Heritage of Humanity by the UNESCO, this Brazilian practice of black resistance has been increasingly valorized and visibilized at a global level. But this also implies certain resignifications in the face of possible essentializations. Therefore, we consider it necessary to provide a philosophical perspective on capoeira, emphasizing ancestral knowledge and its articulation in the context of socioracial inequality. In this article, we use a multidisciplinary approach, establishing a dialogue between the philosophy of difference of Foucault, Deleuze and Guattari, and socio-geographical perspectives and reflections. We defend the idea that the ‘mestre’ (master) of capoeira represents a diasporic philosopher who creates a space of possibilities for marginalized collectivities and promotes pedagogics of black (re)existence. Meanwhile, capoeira is part of a dynamic field affected by different economic, political and moral interests, with which the 'mestre' needs to articulate entanglements that safeguard the most perceptible philosophical traits of capoeira.



Resumo Espanhol:

El reconocimiento de la capoeira como Patrimonio Cultural Inmaterial de la Humanidad por la UNESCO contribuye con la valorización y la visibilización de esta práctica de resistencia negra brasileña a nivel mundial, pero también implica ciertas resignificaciones frente a posibles esencializaciones. Por lo tanto, consideramos necesario el desarrollo de una perspectiva filosófica sobre la capoeira, la que hace hincapié en los saberes ancestrales y en su articulación en el contexto de la desigualdad socioracial. Así se elaboraron aportes teóricos multidisciplinarios, reuniendo conceptos que dialogan entre la filosofía de la diferencia de Foucault, Deleuze y Guattari y las perspectivas y reflexiones sociogeográficas. En este artículo defendemos la idea de que el “mestre” (maestro) de capoeira representa un filósofo diaspórico que crea un espacio de posibilidades para colectividades marginalizadas y fortalece una pedagogía de la (re)existencia negra. Entretanto, la capoeira se inscribe en un campo dinámico, afectado por diferentes intereses económicos, políticos y morales, con los cuales el “mestre” necesita articular agenciamientos que salvaguarden los más perceptibles trazos filosóficos de la capoeira.