O mito fáustico e o sujeito moderno: uma leitura de O gato e o Diabo, de James Joyce

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ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

O mito fáustico e o sujeito moderno: uma leitura de O gato e o Diabo, de James Joyce

Ano: 2019 | Volume: 15 | Número: 29
Autores: Alessandra Paula Rech
Autor Correspondente: A. P. Rech | [email protected]

Palavras-chave: James Joyce, modernidade, Fausto, literatura, diabo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o mito fáustico e o sujeito moderno a partir da leitura do conto O gato e o Diabo, de James Joyce. Tema recorrente, o pacto com o Diabo costuma ser subvertido no repertório popular. O Diabo traído pelo homem revela, inevitavelmente, as mudanças do sujeito moderno no período desenvolvimentista, características contempladas em Fausto, de Goethe, e Meu Fausto, de Valéry, na Literatura Ocidental. Berman, Baudrillard e Maffesoli integram o referencial teórico interdisciplinar.



Resumo Inglês:

This article aims to reflect on the faustian myth and the modern subject from the reading of James Joyce's, The cat and the devil. Recurring theme, the pact with the Devil is usually subverted in the popular repertoire. The Devil betrayed by man, inevitably, reveals the changes of the modern subject in the developmental period, characteristics contemplated in Goethe's Faust, and My Faust, by Valéry, in Western Literature. Berman, Baudrillard and Maffesoli integrate the interdisciplinary theoretical framework.



Resumo Espanhol:

El presente artículo tiene por objetivo reflexionar sobre el mito fáustico y el sujeto moderno a partir de la lectura del cuento El gato y el Diablo, de James Joyce. Tema recurrente, el pacto con el Diablo suele ser subvertido en el repertorio popular. El diablo traicionado por el hombre revela, inevitablemente, los cambios del sujeto moderno en el período desarrollista, características contempladas en Fausto, de Goethe, y Mi Fausto, de Valéry, en la Literatura Occidental. Berman, Baudrillard y Maffesoli integran el referencial teórico interdisciplinario.