O modernismo em dança e música no Brasil

Revista Ágora

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ISSN: 1980-0096
Editor Chefe: Adriana Pereira Campos e Kátia Sausen da Motta
Início Publicação: 01/01/2005
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

O modernismo em dança e música no Brasil

Ano: 2024 | Volume: 35 | Número: Não se aplica
Autores: C. C. Riom
Autor Correspondente: C. C. Riom | [email protected]

Palavras-chave: musicologia da dança, modernismo, balés

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda o modernismo brasileiro através da dança e da música, destacando a contribuição de Villa-Lobos para a dança cênica da primeira turnê dos Balés Russos em 1913 no Brasil até os anos 1960. Utilizando principalmente artigos de jornais do acervo do museu Villa-Lobos, será examinada a dinâmica do balé brasileiro, reflexo tardio da modernização desse gênero pelos Balés Russos de Diaghilev, em que Villa-Lobos estava envolvido, ressaltando as oportunidades que esse cenário ofereceu para sua composição e reconhecimento internacional. Esses balés nacionais apresentados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro contribuíram para a formação de um imaginário nacional e para o legado do modernismo. Será demonstrado também sua colaboração com os renomados coreógrafos russos, o que trouxe uma nova expressão à identidade nacional e às tendências artísticas. Assim, esta pesquisa revela uma riqueza coreográfica e projetos artísticos relevantes que merecem ser revisitados hoje.



Resumo Inglês:

This article discusses Brazilian modernism through dance and music, highlighting Villa-Lobos’s contribution to scenic dance from the first tour of the Ballets Russes in Brazil in 1913 to the 1960s. Using primarily newspaper articles from the Villa-Lobos museum collection, the dynamics of Brazilian ballet will be examined, a belated reflection of the modernization of this genre by Diaghilev’s Ballets Russes, in which Villa-Lobos was involved, emphasizing the opportunities that this scenario offered for his composition and international recognition. These national ballets presented at the Municipal Theater of Rio de Janeiro contributed to the formation of a national imaginary and to the legacy of modernism. It will also be demonstrated how his collaboration with renowned Russian choreographers brought a new expression to national identity and artistic trends. Thus, this research reveals a choreographic wealth and relevant artistic projects that deserve to be revisited today.



Resumo Espanhol:

Este artículo aborda el modernismo brasileño a través de la danza y la música, destacando la contribución de Villa-Lobos a la danza escénica desde la primera gira de los Ballets Russes en Brasil en 1913 hasta la década de 1960. Utilizando principalmente artículos de periódicos de la colección del museo Villa-Lobos, se examinará la dinámica del ballet brasileño, un reflejo tardío de la modernización del ballet por los Ballets Russes de Diaghilev, en los que Villa-Lobos estuvo involucrado, enfatizando las oportunidades que este escenario ofreció para su composición y reconocimiento internacional. Estos ballets nacionales presentados en el Teatro Municipal de Río de Janeiro contribuyeron a la formación de un imaginario nacional y al legado del modernismo. También se demostrará cómo su colaboración con coreógrafos rusos de renombre trajo una nueva expresión a la identidad nacional y las tendencias artísticas. Por lo tanto, esta investigación revela una riqueza coreográfica y proyectos artísticos relevantes que merecen ser revisitados hoy.