Partindo-se de sua inserção no movimento modernista brasileiro dos anos 1920 – ao lado de nomes como os dos literatos Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Graça Aranha –, são discutidas e analisadas algumas das obras mais audaciosas do músico brasileiro Heitor Villa-Lobos, de um ponto de vista composicional, com particular atenção para os últimos choros (os choros sinfô-nicos) da sua célebre série composicional Choros, além de outras obras, como o Noneto. O objetivo central é mostrar o caráter radicalmente inovador dessa fase da escrita musical villa-lobiana, o que faz desse compositor brasileiro o maior representante da vanguarda musical nos meios artísticos brasileiros do período.
Considering initially his insertion in the Brazilian modernist movement of the 1920s – together with names such as those of literary authors such as Mário de Andrade, Oswald de Andrade and Graça Aranha – the article analyzes some of the boldest works of the Brazilian musician Heitor Villa-Lobos, from a compo-sitional point of view, with special attention to the last choros (the symphonic choros) of his famous composition series Choros, besides other works such as the Noneto. The central objective is to show the radically innovative character of this phase of Villa-Lobos musical writing, which makes this Brazilian com-poser the greatest representative of the musical avant-garde in Brazilian artistic circles of the period.
A partir de su inserción en el movimiento modernista brasileño de la década de 1920 – junto con nombres como los de autores literarios cómo Mário de Andrade, Oswald de Andrade y Graça Aranha – el articulo analiza algunas de las obras más audaces del músico brasileño Heitor Villa-Lobos, desde un punto de vista compositivo, con especial atención a los últimos coros (los coros sin-fónicos) de su famosa serie compositiva Choros, además de otras obras como Noneto. El objetivo central es mostrar el carácter radicalmente innovador de esta fase de la escritura musical de Villa-Lobos, que convierte a este compositor brasileño en el mayor representante de la vanguardia musical en los círculos artísticos brasileños del período.