O movimento paranista e a revista Illustração Paranaense

Temáticas

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ISSN: 2595-315X
Editor Chefe: Maria Caroline Marmerolli Tresoldi
Início Publicação: 23/09/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

O movimento paranista e a revista Illustração Paranaense

Ano: 2014 | Volume: 22 | Número: 43
Autores: Salturi, Luis Afonso
Autor Correspondente: Luis Afonso Salturi | [email protected]

Palavras-chave: Illustração paranaense, Movimento, Paranista, Arte paranaense, Aspectos sociais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Illustração Paranaense: mensario paranista de arte e actualidades foi uma revista que circulou no Estado do Paraná entre 1927 e 1930, período em que o Movimento Paranista vivia seu auge. Contando com práticas de diferentes campos, esse movimento cultural se desenvolveu ao mobilizar a consciência e ações de artistas e intelectuais em prol de uma identidade local. Pretende-se tomar como objeto de estudo o papel da referida revista na construção, tanto de um discurso, como de imagens, que pretendiam definir uma identidade paranaense ou paranista. O objetivo principal do artigo consiste em entender como o periódico exerceu seu papel como veículo de divulgação das ideias
e obras dos representantes do Movimento Paranista, na especificidade das artes gráficas e plásticas. Toma-se como hipótese que o interesse político não sobressaía ao interesse artístico e cultural, pois ambos seguiam para a mesma direção. Lançando mão de dados estatísticos, pretende-se investigar a rede de relações constituída pela equipe editorial da revista e seus colaboradores.



Resumo Inglês:

The Illustração Paranaense: mensario paranista de arte e actualidades was a magazine that circulated in Paraná, Brazil between 1927 and 1930, during which the Paranista Movement lived its heyday. Counting practices of different fields, this cultural movement developed to mobilize awareness and actions of artists and intellectuals in favor of a local identity. The intention is to take as object of study the role of that magazine in the construction of both a speech, as images, they intended to set a paranaense identity. The aim of this article is to understand how the periodic exercised its role as a vehicle for the dissemination of ideas and works of representatives of Paranista Movement, the specificity of the visual arts. Is taken as hypothesis that political interest is not excelled on the artistic and cultural interest, because both followed the same direction. Drawing on statistical data, the intention is investigate the relationship network formed by the editorial staff of the magazine and its contributors.