O Mundo de Wakanda e seu rei: análises

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Endereço:
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Linguística, Letras e Artes - Campus II - Rodovia Alagoinhas - Salvador - BR 110
Alagoinhas / BA
Site: https://revistas.uneb.br/index.php/babel
Telefone: (75) 3422-2321
ISSN: 2238-5754
Editor Chefe: Marcos Antonio Maia Vilela
Início Publicação: 01/12/2011
Periodicidade: Semestral

O Mundo de Wakanda e seu rei: análises

Ano: 2017 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Daniela dos Santos Damasceno
Autor Correspondente: Daniela dos Santos Damasceno | [email protected]

Palavras-chave: Estereótipo, Heterotopia, História em Quadrinhos, Representação, Super-Herói Negro.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Acerca  da  discussão  da  participação  do  negro  nos  diversos  sistemas  da  sociedade,  ainda  há muitas  trilhas  possíveis.  A  arte  dos  quadrinhos  pode  servir  como  uma  das  trilhas,  inclusive  de  artistas preocupados  com  as  questões  étnico-culturais.  Muitos,  negros  ou  negras  ou  não-negros,  que  refundam imaginários  e personagens. Esta pesquisa consiste em um recorte temático de  um projeto maior  intitulado “Olhos de Pantera: o reino de Wakanda como heterotopia na contemporaneidade”. Nesta pesquisa, optou-se por analisar  o super-herói Pantera Negra que, embora seja um dos mais influentes da Marvel, é  pouco explorado: compreender o estereótipo sobre o negro e seu espaço ancestral a partir de representações de um  super-herói  africano  na  HQ Black  Panther:  who  is  the  Black  Panther? (2014),  de  Reginald  Hudlin  e Romita  Jr.  A  obra  escolhida  constitui  o  cenário  da  pesquisa.  Os  personagens  negros  da  narrativa,  em especial  o  super-herói  Pantera  Negra  e  o  seu  espaço  ancestral,  o  denominado  país  fictício  Wakanda, constituem-se  como  os  principais  sujeitos  da  mesma.  Portanto,  buscou-se  respostas  para  as  seguintes questões: Como a análise de obras como Black Panther: who is the Black Panther?, de Reginald Hudlin e Romita  Jr,  e  outros  textos  a  elas  filiados,  podem  avultar  reflexões  acerca  da  ancestralidade,  tradições  e culturas  negras?  Sublinham  a  história  factual  de  luta  e  desmistificam  contemporaneamente  a  imagem  desubalternidade  dos  negros?    De  que  maneira  é  possível  demarcar  estereótipos  do  super-herói  negro Pantera  Negra  como  protagonista  da  HQ  e  do  seu  espaço  ancestral  Wakanda?.  Para  isto,  recorreu-se  a autores, como: Gianni Vattimo (1990), Michel Foucault (1984; 1988), Alex de Barros Cassal (2001), Pereira (2002),  dentre  outros  que  se  fizeram  pertinentes  à  compreensão  de  categorias  conceituais  e  teóricas  a saber: heterotopia, representação, herói, estereótipos como também para demais análises.



Resumo Inglês:

Regarding the discussion of black participation in the various systems of society, there are still many  possible  paths.  The  art  of  comics  can  serve  as  one  of the  tracks,  including  artists  concerned  with ethnic-cultural  issues.  Many,  black  or  non-black,  who  refound  imaginary  and  characters.  This  research consists  of  a  thematic  clipping  of  a  larger  project  entitled  "Eyes  of  Panther:  the  kingdom  of  Wakanda  as heterotopia in the contemporaneity". In this research, we chose to analyze the Black Panther superhero who, although  one  of  the  most  influential  of  Marvel,  is  little  explored:  Understand  the  stereotype  about  the  black people and its ancestral space from representations of an African superhero in the HQ Black Panther: who is the  Black  Panther? (2014)  by  Reginald  Hudlin  and  Romita  Jr.  The  chosen  work  constitutes  the  research scenario.  The  black  characters  of  the  narrative,  especially  the  superhero  Black  Panther  and  its  ancestral space,  the  so-called  fictional  country  Wakanda,  are  the  main  subjects  of  the  same.  Therefore,  we  seek answers to the following questions: How can the analysis of works such as Black Panther: who is the Black Panther?, by Reginald Hudlin and Romita Jr, and other texts affiliated with them, can heighten reflections on black  ancestry,  traditions  and  cultures?  Do  they  emphasize  the  factual  history  of  struggle  and  demystify contemporaneously the image of subalternity of blacks? In what way is it possible to demarcate stereotypes of the black superhero Black Panther as protagonist of the HQ and its ancestral space Wakanda?. For this purpose, we have used authors such as: Gianni Vattimo (1990), Michel Foucault (1984; 1988; 2013), Alex de Barros  Cassal  (2001),  Pereira  (2002),  among  others  who  became  relevant  to  the  understanding  of conceptual  and  theoretical  categories  namely:  heterotopia,  representation,  hero,  stereotypes  as  well  as  for other analyzes.