No mundo do trabalho brasileiro, as transformações do capital mundial tiveram seu impacto nos anos 1990, incluindo a Região do Grande ABC, com o desemprego estrutural e com a reestruturação produtiva. Sendo assim, a proposta desse artigo é refletir sobre estas transformações utilizando o recurso estético da arte, especificamente o cinema, a fim de ir além do raciocÃnio lógico, envolvendo o sentimento e a experiência perceptiva desenvolvida pelos sentidos como uma possibilidade de compreender também a vivência organizacional, envolvendo a experiência perceptiva desenvolvida pelos operários que narram suas origens e participações no movimento operário, além dos desfechos de suas vidas na primeira década do século XXI, fazendo uma construção de si pela fala. A produção cinematográfica escolhida para análise foi o documentário Peões, produzido em 2002. Assumiu-se, portanto, o filme como aproximação entre ciência e arte, para análise das narrativas que se apresentam para compreensão da divisão do trabalho capitalista.
The changes in the capital took place in the 1990s with the structural unemployment, and later with
the restructured productivity. This article discusses the transformations in the workforce via the
aesthetic art source (cinema), involving the experience developed by the workman who narrate the
origins of their involvement in the workers movement, in addition to the uncovering/revelation of
their lives in the 21st Century. As a result, the film was therefore taken to be the proximity between art
and science, in order to allow the comprehension of the capitalistic division within the workforce.