O Museu do Balseiro de Itá como patrimônio cultural de Santa Catarina

Em Questão

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Site: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao
Telefone: (51) 3308-2141
ISSN: 1808-5245
Editor Chefe: Samile Andréa de Souza Vanz
Início Publicação: 01/01/1986
Periodicidade: Quinzenal
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

O Museu do Balseiro de Itá como patrimônio cultural de Santa Catarina

Ano: 2019 | Volume: 25 | Número: 3
Autores: Ana Maria Dalla Zen, Lilian Santos da Silva Fontanari
Autor Correspondente: Ana Maria Dalla Zen | [email protected]

Palavras-chave: Museologia social, patrimônio cultural, ação educativa em museus, museu do Balseiro de Itá, turismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é refletir sobre os sentidos e usos associados à preservação da prática dos balseiros que atuaram na década de 1920 em Itá, Santa Catarina, cujos saberes e fazeres vêm sendo (re)afirmados pelo Museu do Balseiro e de como o turismo local tem sido trabalhado no campo do patrimônio cultural. Apesar dos impactos da ação madeireira no meio ambiente, esse ofício se constitui em patrimônio cultural da região, pela produção de artefatos, meios de transporte e ferramentas de trabalho, fundamentado teoricamente na Museologia Social, Nova Museologia e Educação Para o Patrimônio. A metodologia inclui pesquisa documental de roteiro turístico e cultural que citam o museu, desenvolvidos pela Secretaria de Turismo, bem como de um projeto escolar, como referência para montagem de uma réplica de balsa, feita por alunos da Escola Municipal Valentim Bernardi. Analisa o impacto do turismo na patrimonialização do ofício do balseiro e os resultados da experiência como ação de educação para o patrimônio, a partir de relatos da coordenadora do projeto e alunos participantes, reunidos no momento de seu reencontro com a obra exposta no Museu. Discute as relações entre patrimônio cultural, Turismo e Educação para o Patrimônio, a fim de compreender o lugar que cultura e patrimônio ocupam em uma cidade turisticamente explorada. Problematiza as ações turísticas focadas nos espaços culturais, de recuperação e de preservação do patrimônio cultural dos balseiros na rede de ensino, e como estas têm sido negociadas e associadas à história local. Conclui que o turismo em Itá tem objetivos meramente econômicos e que desconhece a experiência de patrimonialização do ofício de balseiro como estratégia de recuperação de memórias e de educação para o patrimônio, por meio da apropriação de elementos da cultura do colonizador.



Resumo Inglês:

The aim of this study is to reflect about the senses and uses associated to the preservation of the balseiros practice that acted in 1920’s in Itá, Santa Catarina, whose knowledge and doings have been (re)afirmed by the Balseiros’ Museum (MB). It is considered that, even though the wood action took a toll on the environment, this skill is part of the regional cultural heritage, due to the production of artifacts, means of transportation and work tools, theoretically fundamented in Social Museology, New Museology and Education for Heritage.The methodology includes documents research of tourist and cultural itinerary that cites the museum, developed by the Secretariat of Tourism, as well as a school project, as reference for assembling a replica of a ferry made by students of the Valentim Bernardi Municipal School. The results of this experience are analysed as educational action for the heritage, from the teachers’ and participate students’ narratives, gathered at their meeting with the piece displayed at the museum. The connection between material immaterial cultural heritage is discussed as well as preservation and identity, in order to understand how they take part in the educational process. Actions to recapture and preserve the cultural heritage of the shavers in the educational network and how the these have been negotiated and associated to the local history are problematized. It concludes that the experience is useful as a strategy to resgate the memories and the educational heritage, through the appropriation of elements of colonizer's culture.