O MUSICAL ANTES DO MUSICAL -- LOS FILMES CANTANTES BRASILEIROS, 1908-1911

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O MUSICAL ANTES DO MUSICAL -- LOS FILMES CANTANTES BRASILEIROS, 1908-1911

Ano: 2018 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: A. Di Pace
Autor Correspondente: A. Di Pace | [email protected]

Palavras-chave: filme musical, filme cantante, música no cinema, cinema brasileiro.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um dos dados mais aceitos sobre a evolução histórica do cinema é o começo da era do cinema sonoro em 6 de outubro de 1927, dia da estreia de The Jazz Singer, que ganhou assim o título de “primeiro filme sonoro”. Este fato parece estabelecer uma dobradiça, dividindo a história do cinema em um período "silencioso" e “primitivo” (embora nele tenham-se afirmadas regras de construção dos discursos audiovisuais que continuam em vigor até hoje); e um período de cinema "sonoro", em que a presença do som inscrito no filme é uma das marcas da modernidade audiovisual. Com The Jazz Singer é bastante lógico que a fábrica hollywoodense reclame para si a gênese do gênero. Mas pré-existiram – cá e lá, em todo o mundo – múltiplos intentos de associar músicas e danças às imagens fílmicas. Nenhuma dessas tentativas teve as dimensões artísticas e as repercussões produtivas que atingiram os filmes cantantes feitos no Brasil, entre os anos 1908-1911, muito antes da aparição do cinema “sonoro”. Embora não haja sobrevivências – mesmo de trechos desses filmes – a quantidade de crônicas e documentos permite reconstruir aspectos do fenômeno, único em suas características. Será então que teremos que considerar os filmes cantantes brasileiros como o musical antes do musical? Será que temos mais história de musicals cinematográficos do que acreditamos?