O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntesnacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística.
This text presents a discussion of Brazilian composer José Vieira Brandão´s (1911-2002) attitudes towards the Brazilian nationalist movement as well as his engagement with this trend as shown in his theoretical/analytical writings presented as a Docent Thesis in 1949. Brandãos´s posture is clearly expressed in his compositions. This particular analysis focuses on Tocata n° 1 (Etude n° 4) dedicated to Villa-Lobos, eminent representative of the nationalist modernist aesthetics. Considering how closely Brandão worked with Villa-Lobos as his preferred pianist, we aim at revealing shared sociocultural and musical concerns. With this purpose in mind, we evoke Agawu´s (2009) topics adapted to the analysis of Latin American music by Plesch (1996) and to Brazilian music by Piedade (2013). Our analysis of this work seeks to reveal how Brandão´s “new aesthetics trends” (BRANDÃO, 1949) is a musical reification of the Brazilian nationalist ideology. Our reading of Brandão´s Tocata n°1 with its characteristic elements of Brazilian music, considers the work not only as a deeply felt homage to his mentor Villa-Lobos but also as a legitimate representative of the political and artistic zeitgeist.