Selecionamos como corpus desta pesquisa os contos “Um cinturão”, do escritor alagoano Graciliano Ramos, e “As cartas deitadas”, da conimbricense Teolinda Gersão, interpelando-os às noções de: narração e narrador; lembranças e memória. Para subsidiar a análise, recorremos aos conceitos de memória, lembranças e reminiscências a partir dos textos de Candau (2016), Le Goff (1990), Pollak (1989; 1992) e Ricoeur (2007); e, também, nas reflexões sobre a instância do narrador e a ação de narrar, a partir das produções de Genette (2017) e Benjamin (2012). Analisando os dois contos, com foco nas suas estruturas estético-narrativas, constatamos que, em ambos, as noções de narração e narrador, bem como as de lembranças e memória, estão presentes na tessitura textual, promovendo um processo de recuperação e de manipulação, isto é, de “iluminação” de alguns acontecimentos, lugares, pessoas e objetos relevantes aos sujeitos narrativos, como formadores da sua memorável existência.
For the present analysis, the corpus consists of two short-stories: “Um cinturão”, by Graciliano Ramos, and “As cartas deitadas”, by Teolinda Gersão. The objective is to confront the texts with the notions of narration and narrator, remembrances, and memory. The analysis is supported by the concepts of memory, remembrances, and reminiscence in light of Candau (2016), Le Goff (1990), Pollak (1989, 1992), and Ricoeur (2007), and also by the reflections on the instance of the narrator, as well as the act of narrating, in view of Genette (2017) and Benjamin (2012). The analysis focuses on the aesthetic and narrative structures of the short-stories. Noticeably, both texts have shown that notions of narration and narrator, remembrances and memory are intertwined in their textual composition. So, both texts promote a process of recovery and manipulation: these texts illuminate and clarify some important events, places, people and objects for the subjects of the narratives, as an aspect that builds your memorable existence.