O naturalismo e suas dispersões em filmes brasileiros dos anos 2000

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

O naturalismo e suas dispersões em filmes brasileiros dos anos 2000

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 49
Autores: Bruno Leites
Autor Correspondente: Bruno Leites | [email protected]

Palavras-chave: Naturalismo, Imagem, Cinema brasileiro, Literatura, Pulsão de morte.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O naturalismo literário é uma estética frequentemente repelida quando se trata de pesquisar naturalismo e realismo no cinema. Neste trabalho, faço uma abordagem alternativa, recuperando as suas principais características para compreender uma onda de filmes brasileiros dos anos 2000. Ao longo da década, uma série de filmes atualizou essas características, dentre as quais destaco o objetivo de fazer estudos de realidades periféricas esgotadas pela crise de modelos de civilização; a procura por doenças profundamente impregnadas nessas regiões; a recorrência do elemento trágico, da entropia e/ou da pulsão de morte; uma estética de excessos, com crueldade, sensação e sensacionalismo. Essas características reúnem-se em filmes naturalistas, mas se dispersam ao longo da década, mostrando que as premissas naturalistas deixaram de ser atrativas como projeto estético e político com o passar dos anos. Finalmente, reitero a pertinência e a necessidade de colocar o problema da imagem e do naturalismo para além da submissão extrema e caricata ao paradigma da transparência.



Resumo Inglês:

The literary Naturalism is an aesthetic frequently repulsed in analyses of Naturalism and Realism in the cinema. In this work, I take an alternative course, recovering the characteristics of Naturalism to analyse a wave of films in the 2000s Brazilian cinema. Over the decade, a series of films has actualized the characteristics of the Naturalist project, among which I highlight the objective of making studies of peripheral realities exhausted by the crises of civilization; the searching for diseases deeply rooted in those regions; the presence of the tragic, the entropy and/or the death instinct; an aesthetics of excess with cruelty, sensation and sensationalism. Those characteristics got together in Naturalist films, however, they were dispersed in the decade, showing that Naturalist premises were no longer attractive as an aesthetical and political project over the years. Finally, I defend the pertinence and necessity of placing the problem of image and Naturalism beyond the extreme and caricatured submission to the paradigm of transparency