Partindo das obras O pensamento selvagem e O totemismo hoje de Levi-Strauss e Orientalismo de Edward Said, o presente artigo tem por objetivo propor uma refl exão acerca do pensamento europeu histórico sobre a alteridade, como foi constituído, e ainda permanece sendo um paradigma da ciência. Segundo Levi-Strauss a instituição do totemismo seria uma falsa categoria de análise, em que o europeu, ao classifi car e tipifi car outros povos enquanto organizacões totêmicas, projetou seu próprio universo. Tal pensamento percebe os demais povos como o seu oposto, o fazendo sem um consenso conceitual do que seria uma organizacão totêmica. Assim, também o evolucionismo infl uenciou não somente a instituição totêmica como o pensamento ocidental como um todo.
Looking the Levi-Strauss’s works The Savage Mind and Totemism Today, and Edward Said’s Orientalism, this paper aims to propose a refl ection on the historical European thought regarding the alterity, how it was build and how it still is an science paradigm. According to Levi-Strauss, the institutionalization of the totemism would be a false analysis category in which the European, by classifying and typifying the foreign people while totemic organizations designed their own universe. This concept considers the other people as their opposite side, without having a conceptual consensus of that would be a totemic organization. The same does the evolutionism, which has infl uenced not only the totemic institution but also the whole western thinking.