O outro em narrativas sobre a Coleção Perseverança

Revista Mundaú

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ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

O outro em narrativas sobre a Coleção Perseverança

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 12
Autores: Maicon Fernando Marcante
Autor Correspondente: Maicon Fernando Marcante | [email protected]

Palavras-chave: Coleção Perseverança, Quebra de Xangô, Coleção Etnográfica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Coleção Perseverança é composta por objetos sagrados provenientes dos terreiros alagoanos que foram atacados no violento episódio conhecido como Quebra de Xangô, ocorrido em 1912, e atualmente encontra-se sob a guarda do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). A partir de pesquisa documental, no presente artigo proponho caracterizar e contextualizar as narrativas produzidas em dois momentos-chave da trajetória da Coleção: 1) a alocação das peças no museu da Sociedade Perseverança e Auxílio em 1912; 2) a transferência das peças para o museu do IHGAL em 1950. Para o primeiro momento, mobilizo o principal periódico da imprensa local que apoiou o Quebra e, para o segundo, artigos publicados na Revista do IHGAL. Problematizo se é possível caracterizar uma ruptura efetiva entre as narrativas produzidas ou se continuidades podem ser identificadas. Almejando lançar luz sobre esta inquietação, assumo que os objetos refletem não apenas o passado do qual foram arrancados, mas também os processos posteriores que os constituíram enquanto coleção museal.



Resumo Inglês:

The Perseverança Collection is composed of sacred objects from Afro-Brazilian cults, in the Alagoas State, that were attacked in the violent episode known as Quebra de Xangô, which took place in 1912, and is currently under the custody of the Historical and Geographical Institute of Alagoas (IHGAL). Based on documentary research, in this article I propose to characterize and contextualize the narratives produced in two key moments of the Collection’s trajectory: 1) the placement of the pieces in the Perseverança e Auxílio Society museum in 1912; 2) the transfer of the pieces to the IHGAL museum in 1950. For the first moment, I mobilize the main periodical of the local press that supported Quebra and, for the second, articles published in the IHGAL Review. I question whether it is possible to characterize an affective rupture between the narratives produced or whether continuities can be identified. Aiming to shed light on this concern, I assume that the objects reflect not only the past from which they were taken, but also the later processes that constituted them as a museum collection.



Resumo Espanhol:

La Colección Perseverança está compuesta por objetos sagrados de cultos afrobrasileños, del Estado de Alagoas, que fueron atacados en el violento episodio conocido como Quebra de Xangô, ocurrido em 1912, y actualmente está bajo la custodia del Instituto Histórico y Geográfico de Alagoas (IHGAL). Con base en una investigación documental, en este artículo me propongo caracterizar y contextualizar las narrativas producidas en dos momentos clave de la trayectoria de la Colección: 1) la asignación de las piezas en el museo de la Sociedad Perseverança e Auxílio en 1912; 2) el traslado de las piezas al museo del IHGAL en 1950. Para el primer momento, movilizo el principal periódico de la prensa local que apoyó a Quebra y, por el segundo, artículos publicados en la Revista del IHGAL. Cuestiono si es posible caracterizar una ruptura efectiva entre las narrativas producidas o si se pueden identificar continuidades. Con el fin de arrojar luz sobre esta preocupación, asumo que los objetos reflejan no solo el pasado del que fueron tomados, sino también los procesos posteriores que los constituyeron como colección de museo.



Resumo Francês:

La Collection Perseverança est composée d’objets sacrés des cultes afro-brésiliens, de l’État d’Alagoas, qui ont été attaqués lors des l’épisode violent connu sous le nom de Quebra de Xangô, qui a eu lieu en 1912, et est actuellement sous la garde de l’Institut Historique et Géographique d’Alagoas (IHGAL). Sur la base de recherches documentaires, je propose dans cet article de caractériser et de contextualiser les récits produits dans deux moments clés de la trajectoire de la Collection : 1) le placement des de pièces le musée de la Société Perseverança e Auxílio en 1912; 2) le transfert des piè2 ces au musée de l’IHGAL en 1950. Pour le premier moment, je mobilise le principal périodique de la presse locale qui a soutenu Quebra et, pour le second, les articles publiés dans la Revue de l’Institut Historique et Géographique d’Alagoas. Je me demande s’il est possible de caractériser une rupture effective entre récits produits ou si des continuités peuvent être identifiées. Dans un effort pour clarifier cette préoccupation, je suppose que les objets reflètent non seulement le passé dont ils ont été arrachés, mais aussi les processus ultérieurs qui les ont constitués en tant que collection muséale.