O OUTRO, O SER-COM E A IPSEIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

Revista Ideação

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ISSN: 2359-6384
Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

O OUTRO, O SER-COM E A IPSEIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 38
Autores: Fernando Matheus Falkoski
Autor Correspondente: Fernando Matheus Falkoski | [email protected]

Palavras-chave: Ser-si-mesmo, Alteridade, Dasein, Identidade Cultural, Diáspora

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A questão da identidade cultural está intrinsecamente ligada à noção de diferença entre o “eu” e o “outro” através da alteridade promovida pela individualidade que cada um carrega em si mesmo como sujeitos singulares. Conquanto, buscaremos explicitar a questão da identidade cultural em Stuart Hall, analisando a obra A identidade cultural na pós-modernidade, a fim de verificar a crise sobre o sujeito que, perguntando pelo quem (?) do outro, se perde em sua própria identidade, não se reconhecendo em si-mesmo e, por vezes, sendo apenas coadjuvante do mundo que o limita e o solicita. Após, pretendemos conectar a questão da identidade cultural de Hall com a questão da ipseidade de Heidegger, propondo que o ser-si-mesmo do Dasein, por estar no horizonte de possibilidades existenciais (ek-sistir), possibilita ele mesmo o sujeito diaspórico se tornar ser-com, na medida em que ele estabelece relações com o outro em suas preocupações e ocupações cotidianas.



Resumo Inglês:

The question of cultural identity is intrinsically linked to the notion of difference between the "I" and the "other" through the otherness promoted by the individuality that each carries in itself as singular subjects. However, we will seek to make explicit the question of cultural identity in Stuart Hall, analyzing the work Cultural identity in postmodernity, in order to verify the crisis over the subject who, asking for who (?) of the other, is lost in his own identity , not recognizing in itself, and sometimes being only a coadjutant of the world that limits and asks for it. Afterwards, we intend to connect the question of Hall's cultural identity with the question of Heidegger's ipseity, proposing that the selfbeing of Dasein, because it is on the horizon of existential possibilities (ek-sist), enables himself the diasporic subject himself being-with, insofar as he establishes relationships with the other in his daily preoccupations and occupations.