Observa-se, na crÃtica cultural, um gap no estudo da relação entre música instrumental e marketing cultural, tema analisado neste artigo. Busca-se compreender o emprego de ferramentas de promoção no setor cultural, a produção de eventos, a propaganda, a publicidade e a gestão de marcas, como parte da estratégia de marketing de três empresas mineiras de produção cultural para a música instrumental. Apesar da expansão desse setor, torna-se difÃcil a divulgação da música instrumental. Analisou-se a percepção de gestores de três empresas de produção e de quinze artistas agenciados, especializados na música instrumental. A análise do discurso dos entrevistados permitiu concluir que há subutilização das ferramentas de marketing e submissão da área cultural à lógica do mercado, favorecendo a divulgação de artistas conhecidos e dificultando a de novos.
It is observed, in the cultural critic, a gap in the study of the relationship between instrumental music and cultural marketing, theme analyzed in this article. Seek to understand the use of promotion tools in the cultural sector, the production of events, the advertising, the publicity and the brand management, as part of the marketing strategy of three companies the Minas Gerais of cultural production for the instrumental music. In spite of the expansion of this sector, it becomes difficult the disclosure of the instrumental music. Was analyzed the perception the managers of three companies of production and of fifteen brokered artists, specialized in the instrumental music. The analysis of the speech of the interviewees allowed to end that there are underutilization of the marketing tools and submission of the cultural area to the logic of the market, favoring the known artists’ dissemination and hindering the dissemination of the new artist.