O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky

Sessões do Imaginário

Endereço:
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 07, Sala 317 - Caixa Postal 1429 - Partenon
Porto Alegre / RS
90619-900
Site: http://revistaseletronicas.pucrs.br/famecos/ojs/index.php/famecos/index
Telefone: (51) 3320-3658
ISSN: 1980-3710
Editor Chefe: Cristiane Finger
Início Publicação: 31/12/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky

Ano: 2016 | Volume: 21 | Número: 35
Autores: J. Tonin, G. Kurtz, L. Fraga, M. Leoratto
Autor Correspondente: J. Tonin | [email protected]

Palavras-chave: Feminismo; imaginário; Lipovestky; mulher; contos de fada.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo desse trabalho é buscar a compreensão do imaginário da Terceira Mulher descrita por Gilles Lipovetsky no filme Malévola (Robert Stromberg, 2014) a partir da personagem homônima. O presente artigo aborda a representação do gênero feminino nos Contos de Fada no cinema contemporâneo. O cinema, como tecnologia do imaginário, fornece imagens para pensarmos a atualidade e o imaginário vigente em nosso tempo – e, neste caso, no âmbito da representação feminina nas sociedades ocidentais. Realizaremos uma análise da personagem Malévola por meio de uma matriz metodológica baseada na figura da Terceira Mulher e na contextualização histórica do papel da mulher na sociedade ocidental, atentando para as categorias do amor e do belo. Pensaremos Malévola como um espírito do tempo contemporâneo, e que constitui a cristalização do imaginário pulsante que forma a representação do feminino em nossa sociedade.