O artigo discute dois aspectos importantes da posição adotada por Nietzsche contra as teleologias cristã e cientÃfica na medida em que ambas tomam partido de um certo tipo de finalismo, respectivamente, metafÃsico e fÃsico. Procuramos, por um lado, defender a tese de que a elaboração nietzscheana do pensamento do eterno retorno supera essas concepções teleológicas a partir de uma reelaboração do conceito de força em substituição ao conceito de Deus. Por outro lado, procuramos mostrar o encaminhamento mais propositivo da filosofia de Nietzsche com a inserção feita por ele da análise sobre a vontade de poder pela qual busca suplantar definitivamente toda a teleologia cristã e seus subprodutos.
This article discusses two important aspects of the position adopted by Nietzsche against the Christian and scientific teleology, inasmuch these both aspects participates in a certain type of formalism, corresponding to metaphysical and physical ones. On the one hand, we would like to affirm that Nietzsche’s intellectual elaboration of eternal recurrence overcomes those teleological conceptions from a re-elaboration of the concept of power in substitution to the concept of God. In the other hand, we would like to show the most propositional direction of Nietzsche’s philosophy through the insertion, made by him, of the analysis of the will to power, in which the philosopher finds to supplant definitively all the Christian teleology and its byproducts.