Este artigo propõe um olhar reflexivo da iluminação cênica como uma linguagem artística que compõe a cena e que está inserida em um processo criativo contínuo e evolutivo. Partindo do pensamento de Salles (2016) sobre a construção da obra de arte, relacionando aos conceitos de Camargo (2015) e de outras vivências como as de Vasquez (2015), aliando à prática do trabalho profissional do iluminador. Desta forma, o objetivo desse artigo é repensar e questionar sobre a forma que a luz é pensada, executada e inserida, através da análise da prática de criação e a execução da iluminação, destacando algumas experiências com a operação de luz no trabalho Máquina Fatzer – Diga que Você Está de Acordo (2014).
This article proposes a reflective look at scenic lighting as an artistic language that composes the scene and is embed- ded in a continuous and evolving cre- ative process. Starting from the thought of Salles (2008) about the construction of the work of art, relating to the concepts of Camargo (2015) and other experiences like those of Vasquez (2015), allied to the professional work of the illuminator. In this way, the objective of this article is to rethink and question about the way light is thought, executed and inserted, through the analysis of the practice of creation and the execution of lighting, highlighting some experiments with light operation at work Máquina Fatzer – Diga que Você Está de Acordo (2014).