O poético que se instaura no vocal: a experiência da criança na linguagem

Desenredo

Endereço:
Universidade de Passo Fundo CAMPUS I Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - São José
Passo Fundo / RS
99001-970
Site: http://seer.upf.br/index.php/rd/
Telefone: (54) 9996-3613
ISSN: 1808-656X
Editor Chefe: Francisco Fianco
Início Publicação: 25/05/2005
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

O poético que se instaura no vocal: a experiência da criança na linguagem

Ano: 2020 | Volume: 16 | Número: 1
Autores: Marlete Sandra Diedrichc
Autor Correspondente: Marlete Sandra Diedrichc | [email protected]

Palavras-chave: Aspecto vocal da enunciação, Função Poética, Aquisição da linguagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste estudo, tematiza-se o papel dos arranjos vocais na vivência, pela

criança, de experiências de linguagem que se marcam pela função poé-

tica da linguagem. A problemática que move essa reflexão centra-se na

seguinte questão: qual o papel dos arranjos vocais na experiência da

criança com a língua em sua manifestação poética?

Para dar conta dessa problemática, assume-se a pers-

pectiva enunciativa aquisicional, a qual ilumina o olhar para os fatos

enunciativos de uma criança na faixa etária de dois anos a dois anos e seis

meses, os quais compõem um corpus de dados naturalísticos. A análise dos

fatos permite afirmar que os arranjos vocais mobilizados pela criança

na sua experiência com a língua em manifestações poéticas advêm, prin-

cipalmente, de esquemas culturais por ela vivenciados em brincadeiras

musicadas, as quais são construídas com outras crianças e com adultos, no

universo que caracteriza as relações sociais da infância. Logo, a vivência

do poético na experiência de aquisição da linguagem abre a possibilidade de

a criança experimentar novos modos de dizer, novas relações com a língua

e com o outro, constituindo-se como sujeito do seu dizer.



Resumo Inglês:

The theme of this research is the role of the child’s vocal arrangements in

the language experiences, that is marked by the poetic function of langua-

ge. The issue that moves this reflection focuses on the following question:

what is the role of vocal arrangements in the child’s experience with language

in its poetic manifestation? In order to deal with this problem, the acqui

sitional enunciative perspective is as sumed, which illuminates the look at

the enunciative facts of a child in the age range of two years to two years

and six months, which make up a corpus of naturalistic data. The analysis

of the facts allows to affirm that the vocal arrangements mobilized by the

child in his experience with the language in poetic manifestations come

mainly from cultural schemes that its experienced in his musicized plays,

which are built with other children and with adults, in the universe that

characterizes the social relations of childhood. Therefore, the experience

of the poetic in the experience of language acquisition opens the possibility

for the child to experience new ways of saying, new relations with the lan-

guage and with the other, constituting himself as the subject of his speech.