A experiência do povo hebreu de um Deus-Pastor, que caminha, protege
e conduz às fontes de alimento, adquire visibilidade na concepção cristã do
Bom Pastor. As noções de cuidado e de doação atravessam a relação pastorrebanho
e ganham sentido a partir da diaconia. A missão da Igreja está atravessada
pela exigência do serviço oblativo de si em função do outro. Assim,
o objetivo especÃfi co deste trabalho é analisar a diaconia da Igreja a partir de
um estudo de caso: o diaconado. O Diácono, sacramento do Cristo-Servo, tem
seu pastorado, por vezes, reduzido ao assistencialismo e à benefi cência, em
detrimento de seu caráter missionário e ministerial, restringindo, assim, o real
signifi cado de sua diaconia caritatis. A caridade ilumina sua ação pastoral que
não está restrita à mera benefi cência. Sua ação amorosa tem em vista o bem
do rebanho. Rebanho que não é seu, mas de Cristo. Rebanho que não reúne,
pois, não é pastor como o sacerdote, mas que pastoreia na comunhão com o
EpÃscopo e o PresbÃtero. Seu ministério é, pois, transversal. Seu pastorado
relaciona e media altar e assembleia, servindo a Cristo na mesa da Palavra, da
Liturgia e da Caridade.
The Hebrew people experience of a God-Shepherd, who walks, protects
and leads to food sources, acquires visibility in the Good Shepherd Christian
drawing up. Those care and donation ideas crossthe shepherd-fl ock relationship
and earns meaning from Diaconia. The Church’s mission is crossed by the
request of oblative service wich consists in itself serving others. Therefore,
the specifi c objective of this study is to analyze the Church diaconia from a
case study: the diaconate. The Deacon, a sacrament by Christ the Servant,
has his pasturing, occasionally, reduced to welfare and charitable purposes, in
preference of their missionary and ministerial nature, thereby restricting the
real meaning of his diaconia caritatis. Charity illuminates his pastoral action
that is not restricted to mere benefi cence. His loving action is aimed at the
good of the fl ock. A fl ock that is not his, but Christ’s. A fl ock that does not
gathers, since is not a shepherd as the priest, but wich herds in communion
with the Episcopo and Presbyter. His ministry is therefore transverse. His
pasturing connects and mediates altar and assembly serving Christ in the
Word, in the liturgy and charity.