O prazer da voz

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O prazer da voz

Ano: 2023 | Volume: 3 | Número: 48
Autores: José Batista Dal Farra Martins
Autor Correspondente: José Batista Dal Farra Martins | [email protected]

Palavras-chave: voz, prazer, trabalho, assombro, vocalidade contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto desenvolve uma reflexão no âmbito das relações entre voz e experiência, discorrendo sobre o prazer da voz, em confronto com o medo e o trabalho de voz. No percurso, em que o prazer da voz deságua em prazer no teatro, o autor ensaia diálogos com o escritor Roland Barthes (O prazer do texto) e artistas teatrais, como Cicely Berry (Voice and the Actor), Isabel Setti (O corpo da palavra não é fixo deixa-se tocar pelo tempo e seus espaços) e Bertolt Brecht (Pequeno Organon para o Teatro). Trata-se de um itinerário ao encontro do prazer da voz que vibra, corta, historiciza e assombra.



Resumo Inglês:

The text develops a reflection within the scope of the relations between voice and experience, discussing the pleasure of the voice, in confrontation with fear and voice work. Along the way, in which the pleasure of the voice leads to pleasure in the theater, the author essays dialogues with the writer Roland Barthes (The pleasure of the text) and theatrical artists, such as Cicely Berry (Voice and the Actor), Isabel Setti (The body of the word it is not fixed, it lets itself be touched by time and its spaces) and Bertolt Brecht (Small Organon for the Theatre). It is an itinerary to meet the pleasure of the voice that vibrates, cuts, historicizes and astonishes.



Resumo Espanhol:

El texto desarrolla una reflexión en el ámbito de las relaciones entre voz y experiencia, discutiendo el placer de la voz, en confrontación con el miedo y el trabajo de la voz. En el camino, en el que el placer de la voz conduce al placer del teatro, el autor ensaya diálogos con el escritor Roland Barthes (El placer del texto) y artistas teatrales, como Cicely Berry (La voz y el actor), Isabel Setti (El cuerpo de la palabra no es fijo, se deja tocar por el tiempo y sus espacios) y Bertolt Brecht (Breviário de Estética Teatral). Es un itinerario para encontrarse con el placer de la voz que vibra, corta, historiza y asombra.