O artigo tem por objetivo discutir as noções de “vazio†e “aleatórioâ€
na filosofia de Spinoza. Considerar-se-á, como referência, um
texto de Althusser intitulado “A corrente subterrânea do materialismo do
encontroâ€, no qual ele lança a tese de que o objeto da filosofia é, para
Spinoza, o vazio. Começando pela investigação dos paradoxos que tal
tese coloca, e percorrendo a argumentação apresentada por Spinoza, na
Ética e na sua correspondência com Boyle, contra a noção empÃrica de
“vazioâ€, o artigo examina a concepção spinozista de “espaço†e “extensãoâ€,
cujos fundamentos compreendem, ao mesmo tempo, um ponto de
continuidade em relação à fÃsica de Descartes e um ponto de ruptura
com a ontologia cartesiana, no que diz respeito ao conceito de “substânciaâ€
e à ideia de Deus. Na segunda parte, tem lugar uma breve recapitulação
das razões com que Althusser procura demonstrar a filiação de
Spinoza à corrente do “materialismo aleatórioâ€, cuja gênese remete a
Epicuro e cujo princÃpio fundamental reside no primado do desvio
sobre a norma. Em seguida, serão comentados os passos principais da
interpretação althusseriana acerca da ontologia spinozista, assinalando
especialmente a tese segundo a qual a definição spinozista de Deus promove
um esvaziamento do campo filosófico, ao excluir dele as categorias
de “ordemâ€, “origemâ€, “sentido†e “finalidadeâ€, pelas quais a filosofia
tradicionalmente opera, e ao pôr em questão a própria possibilidade de
um pensamento que seja capaz de prescindir dessas categorias. A conclusão
propõe algumas alternativas de interpretação da teoria polÃtica de
Spinoza, aduzindo a hipótese de que a noção de “materialismo aleatório†ilustra o modo através do qual a ordem polÃtica se constitui e é
transformada.
The article aims to discuss the concept of “empty†and “randomâ€
in the philosophy of Spinoza. It will be taken, as a reference, a text
of Althusser called “The subterranean current of the materialism of
encounter†in which he proposes that the object of philosophy is, to Spinoza,
the void. Beginning by the investigation of the paradoxes that this
thesis places, and going through the arguments presented by Spinoza in
his Ethics and his correspondence with Boyle against the empirical
notion of “emptyâ€, this article examines further Spinoza’s conception of
“space†and “extensionâ€, whose grounds include, at the same time, a
point of continuity with the physics of Descartes and a breaking-point
with the Cartesian ontology, with respect to the concept of “substanceâ€
and the idea of God. In the second part, it takes place a brief outline of
the reasons that Althusser attempts to show the affiliation of Spinoza to
the current called “random materialismâ€, whose genesis goes back to
Epicurus and whose fundamental principle is the primacy of the deviation
over the norm. Next, it will be discussed the main steps of the
Althusserian interpretation concerning ontology Spinoza, noting especially
the thesis according to which the Spinozist definition of God promotes
an emptying of the philosophical field, by excluding from it the categories of “orderâ€, “originâ€, “meaning†and “endâ€, by which philosophy
traditionally operates, and by calling into question the very possibility
of a thought that is able to dispense these categories. The
conclusion proposes some alternative interpretations of Spinoza’s political
theory, adding the assumption that the notion of “random materialismâ€
illustrates the way in which the political order is established and is
transformed.