Hume estabelece uma teoria do conhecimento de refinada importância para a investigação filosófica moderna, principalmente com a instituição de uma teoria das ideias com caráter novo. Admitimos que na obra de Hume se configure um projeto epistemológico específico e, nesse projeto, há um lugar privilegiado para as noções de contingência, experiência e necessidade, que constituem o princípios filosóficos do conhecimento humano. acentuando uma profunda análise sobre as noções de contingência, de experiência e de necessidade, constituindo, desse modo, os princípios filosóficos do conhecimento humano. Portanto, nesse artigo, pretendemos indicar qual o projeto epistemológico de Hume e como é posta uma possível tensão entre uma postura cética e naturalista. Visamos, por conseguinte, reconstituir a articulação conceitual pela qual contingência, experiência e necessidade são fundamentais para um projeto de uma epistemologia cética ou naturalista. É reconstituir a articulação conceitual pela qual contingência, experiência e necessidade são fundamentais para um projeto de uma epistemologia cética ou naturalista. Dentro desse quadro, cabe aqui, investigar se as posições céticas e naturalistas são radicalmente diferentes e incompatíveis. Diante da dificuldade da compreensão dessa proposta de Hume, nosso propósito é fazer uma delimitação, isto é, destacar as três noções com as respectivas tensões entre elas, mostrando, com isso, o formato do quadro conceitual no qual sua epistemologia vai ser problematizada.
Hume establishes a theory of knowledge of refined importance for modern philosophical inquiry. Especially with the creation of a theory of ideas with a new characteristic which emphasizes a deep analysis of the contingency , experience and necessity, the one , that shapes the philosophical principles of human knowledge. We admit that Hume's work configures a specific epistemological project which has a high influence on contingency, experience and necessity. Therefore, in this article we intend to indicate what the Hume´s project is, how it may cause a tension between a skeptical and naturalist posture and also reconstruct the conceptual articulation in which the contingency, experience and necessity are grounded as a skeptical or naturalist epistemological project. Due to this fact, we intend to investigate whether the skeptical and naturalistic positions are radically different and incompatible. In order to understand Hume's proposal, a delimitation will be made to highlight the three notions with the tensions among them. So that, we can understand the conceptual frame format in which its epistemology will be problematized.