O artigo oferece uma abordagem exploratória da narrativa joanina do
processo de Jesus, sobre o pano de fundo dos relatos sinópticos, como experiência
metodológica para articular o método sincrônico de leitura (1ª parte)
com a análise diacrônica do texto (2ª parte). João segue substancialmente os
sinópticos, porém, acentua os dois cÃrculos concêntricos diante dos quais os
cristãos se encontram em processo, “os judeus†e “o mundoâ€. Em vista do
cÃrculo interior, João insere o interrogatório perante Anás, que atualiza o texto
para a situação da comunidade que deve testemunhar a respeito dos discÃpulos
e do ensinamento. Em vista do cÃrculo do mundo, João amplia o interrogatório
perante Pilatos, para mostrar em que consiste o verdadeiro domÃnio daquele
que está sendo julgado pela suposta pretensão de ser rei dos judeus: o domÃnio
da “verdade†que ele testemunha. Também os outros traços que diversifi cam
a narrativa joanina da sinóptica correspondem à intenção própria do autor e
ao efeito que o texto quer produzir no leitor. A pragmática do texto joanino
aponta para uma situação em que o leitor/ouvinte, identifi cando-se com o discipulado,
é instado a dar testemunho da “verdadeâ€.
This paper offers an exploratory approach of the Johannine narrative of
Jesus’ Arrest and Trial against the background of the synoptic narratives. It
aims to be an experiment in articulating synchronic reading (1st. part) and
diachronic text analysis (2nd. part). John follows substantially the Synoptic
narratives, but highlights the two concentric circles of adversaries with whom
the Christians are in process, “the Jews†and “the worldâ€. In regard to the
inner circle, John inserts in the synoptic frame the interrogatory before Annas,
adapting the text in view of the situation of the community that must testify
about Jesus’ teaching and disciples. In regard to the circle of the world, he
amplifi es the interrogatory before Pilatus in order to show which is the true
realm of Jesus, falsely accused as King of the Jews: the dominion of the
“truth†he testifi es. Also the other differences between the Johannine and the
Synoptic narratives are in line with the Author’s intent and the effect induced
in the reader. The pragmatism of the Johannine text suggests identifi cation of
the reader with the disciples, being invited to give a testimony of the “truthâ€.