O artigo propõe uma análise da peça Mi Vida Después, da encenadora argentina Lola Arias, considerando o modo como a combinação de elementos testemunhais, de representação e de apresentação de documentos estabelece sobreposições temporais no espetáculo. O tempo da ditadura militar argentina, vivido pelas atrizes e atores quando ainda crianças, é colocado em perspectiva com o tempo atual dos personagens adultos, configurando o tempo da representação propriamente dita. Esse jogo de temporalidades é analisado a partir do contraste entre as noções de “experiência” e “vivência” na obra de Walter Benjamin e, em especial, do conceito de “estrutura de sentimentos”, desenvolvido por Raymond Williams. Por fim, levando em conta essa sobreposição de temporalidades, são tecidas considerações sobre um espetáculo de treze anos atrás, criado no contexto cultural e social da Argentina, e se ele teria algo a dizer ao Brasil atual.
The article proposes an analysis of the play Mi Vida Después, by the Argentine director Lola Arias, considering how the combination of testimonial elements, representation, and document display establishes temporal overlaps in the play. The time of the Argentine military dictatorship, lived by the actresses and actors when they were still children, is put into perspective with the current adult time, configuring the time of the representation itself. We analyze this interplay of temporalities from the contrast between the notions of "experience" and "lived experience" in Walter Benjamin's work and, especially, from Raymond Williams's concept of "structure of feelings." Taking into account this overlapping of temporalities, we finally consider whether a play from thirteen years ago, created in the cultural and social context of Argentina, would have anything to say to Brazil today.
El artículo propone un análisis de la obra de teatro Mi Vida Después, de la directora argentina Lola Arias, considerando cómo la combinación de elementos testimoniales, la representación y la presentación de documentos establece superposiciones temporales en la obra. La época de la dictadura militar argentina, vivida por las actrices y actores cuando aún eran niños, se pone en perspectiva con la época adulta actual, configurando el tiempo de la propia representación. Este juego de temporalidades se analiza a partir del contraste entre las nociones de "experiencia" y "experiencia vivida" en la obra de Walter Benjamin y, en especial, a partir del concepto desarrollado por Raymond Williams de "estructura de sentimientos". Por último, teniendo en cuenta esta superposición de temporalidades, se reflexiona sobre si una obra de teatro de hace trece años, creada en el contexto cultural y social de Argentina, tendría algo que decir al Brasil actual.