Este trabalho pretende destacar o protesto lÃrico do poeta contemporâneo Waldo Motta em Bundo e outros poemas (1996), em que a temática do negro e do excluÃdo ganha forças poéticas, evidenciando o quanto essas ainda sobrevivem em tempos atuais. Para esta reflexão, autores como Stuart Hall, Homi Bhabha, bem como Iumna Simon, Silviano Santiago, Karl Erik Schollhammer, Claudia Nigro e o próprio Waldo Motta, em seus textos crÃticos, permitirão fundamentar como as dialéticas contemporâneas operam no discurso poético de nosso tempo.
This paper aims to point out the lyrical protest of the contemporary poet Waldo Motta in his book Bundo e outros poemas (1996), in which the themes of blackness and social exclusion acquire a poetic force, proving they are still alive in present time. In order to think about these issues, authors such as Stuart Hall, Homi Bhabha, as well as Iumna Simon, Silviano Santiago, Karl Schollhammer, Claudia Nigro and Waldo Motta himself, in his critical writings, will give support to the thought on how dialetics operates in the poetic discourse of the present time.