O Qualif e os jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software

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ISSN: 1809-2667
Editor Chefe: Inez Barcellos de Andrade
Início Publicação: 01/10/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Qualif e os jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software

Ano: 2020 | Volume: 22 | Número: 2
Autores: Maria Alcileia Alves Rocha, Higor Barboza Hermes, Aline Alves Moreno Cantiliere, Luana Mendes Alves
Autor Correspondente: Maria Alcileia Alves Rocha | [email protected]

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Qualidade de software, Serious games, Jogo digital, Jogo eletrônico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O    problema    abordado    neste    artigo    refere-se   à   formação   de   graduandos   e   profissionais  para  atuar  na  produção  de  software,   que   contemple   habilidades   e   competências sobre qualidade de software. Dado   que   a   disciplina   qualidade   de   software envolve extenso conteúdo teórico, é   importante   incluir   estratégias   para   motivar  e  proporcionar  a  aprendizagem  dos alunos, como o uso de jogos digitais. O objetivo deste artigo é apresentar o Qualif e compará-lo com outros 14 jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software, identificados através de  mapeamento  sistemático  da  literatura.  A  comparação  dos  jogos  baseou-se  em  facetas adaptadas de uma taxonomia para serious games. Os resultados demonstraram que  o  Brasil  é  um  dos  principais  países  que   realizam   pesquisas   na   área.   Além   disso,  a  pesquisa  evidenciou  os  gêneros,  plataformas,     tópicos     relacionados     à     disciplina    de    qualidade    de    software, características e métodos de avaliação dos jogos selecionados.



Resumo Inglês:

This  paper  discusses  the  training  of  IT  undergraduates    and    professionals    to    develop  quality  software  which  include  skills   and   competences   on   software   quality.  Given  that  the  software  quality  discipline  involves  extensive  theoretical  content,    strategies    to    motivate    and    provide student learning, such as the use of  digital  games,  are  crucial.  This  paper  aims  at  presenting  the  Qualif  software  and its comparison with 14 other digital games  that  support  the  teaching  and  learning  of  software  quality.  The  games  were identified using systematic literature mapping.   The   comparison   was   based   on  a  tailored  taxonomy  for  educational  serious  games.  The  results  showed  that  Brazil is one of the main countries where research  in  the  area  of  games  to  the  discipline  of  software  quality  is  carried  out.  In  addition,  the  research  evidenced  namely  genres,  platforms,  characteristics  and  assessment  methods  applied  to  the  selected games.



Resumo Espanhol:

El  problema  abordado  en  este  artículo  se  refiere a la capacitación de los profesionales de TI para trabajar en la producción de software, que incluye habilidades y competencias sobre la calidad de software. Dado que la disciplina de  calidad  de  software  implica  un  amplio  contenido   teórico,   es   importante   incluir   estrategias  para  motivar  y  proporcionar  el  aprendizaje de los estudiantes, como el uso de juegos digitales. El propósito de este artículo es presentar el Qualif y compararlo con otros 14 juegos digitales que apoyan la enseñanza y el aprendizaje sobre la calidad de software, identificados  a  través  del  mapeo  sistemático  de  literatura.  La  comparación  de  los  juegos  se basó en facetas adaptadas de la taxonomía para juegos serios. Los resultados mostraron que Brasil es uno de los principales países que realizan investigaciones en el área de juegos en el área de la disciplina de calidad de software. Además,  la  pesquisa  evidenció  los  géneros,  plataformas,  características  y  métodos  de  evaluación de los juegos seleccionados.