Revista Escripturas

Endereço:
Rodovia BR 203, Km 2 s/n - Vila Eduardo
Petrolina / PE
56328-900
Site: https://www.revistaescripturas.com/
Telefone: (87) 3866-6468
ISSN: 2526-6543
Editor Chefe: Fernando Mattiolli Vieira
Início Publicação: 01/03/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O que se dá de comer ao homem: interpretações da alimentação no Brasil colonial e a crítica de Sérgio Buarque de Holanda a Gilberto Freyre

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: A. L. de M. Martins
Autor Correspondente: A. L. de M. Martins | [email protected]

Palavras-chave: alimentação, mandioca, trigo, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desponta em Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, o elogio de suposta “plasticidade” do colonizador português, sugerida pela aquisição, em terra brasilis, de hábitos alimentares rústicos, indígenas, expressos na adoção quase que incontinente da farinha mandioca em detrimento da farinha de trigo, de origem europeia. Como se pode depreender de Ingleses no Brasil, somente no século XIX os alimentos feitos de farinha de trigo penetrariam mais expressivamente na mesa brasileira, e mais pela mão do elemento britânico. Tais afirmações fomentaram objeções várias. Sérgio Buarque de Holanda procedeu a uma apreciação metodológica, em que se destaca, a propósito do tema da alimentação no Brasil colonial, a crítica do forte impressionismo que marca a escrita de Gilberto Freyre. Com base em pesquisa bibliográfica, o artigo seguinte procurará apresentar os argumentos levantados por Sérgio Buarque em sua crítica a Freyre. Desponta em Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, o elogio de suposta “plasticidade” do colonizador português, sugerida pela aquisição, em terra brasilis, de hábitos alimentares rústicos, indígenas, expressos na adoção quase que incontinente da farinha mandioca em detrimento da farinha de trigo, de origem europeia. Como se pode depreender de Ingleses no Brasil, somente no século XIX os alimentos feitos de farinha de trigo penetrariam mais expressivamente na mesa brasileira, e mais pela mão do elemento britânico. Tais afirmações fomentaram objeções várias. Sérgio Buarque de Holanda procedeu a uma apreciação metodológica, em que se destaca, a propósito do tema da alimentação no Brasil colonial, a crítica do forte impressionismo que marca a escrita de Gilberto Freyre. Com base em pesquisa bibliográfica, o artigo seguinte procurará apresentar os argumentos levantados por Sérgio Buarque em sua crítica a Freyre.



Resumo Inglês:

Gilberto Freyre’s Casa-Grande e Senzala praises an alleged “plasticity” of the Portuguese colonizer’s temper in terra brasilis, suggested by his acquired indigenous feeding habits, by which manioc flour was adopted at the expense of wheat flour. In another work, Ingleses no Brasil, Freyre also states that it was only in the 19th century that a diet consisted mainly of wheat flour spread more strongly in the Brazilian dining table, via British influence then. Such utterances instigated several objections. Apropos the issue of food in Colonial Brazil, Sérgio Buarque de Holanda undertook a methodological appreciation, in which he reviews the strong impressionism that distinguishes Gilberto Freyre’s writings. Guided by a bibliographical research, the purpose of the following paper is to present the arguments raised by Sérgio Buarque in his critique of Freyre.