Já no inÃcio da Ética Nicomaqueia Aristóteles afirma que o objetivo
visado pela obra não é o conhecimento, mas a ação; um pouco mais adiante,
afirma que a leitura/estudo das lições nela contidas terá sido inútil se isso
não serviu para, de algum modo, tornarmo-nos melhores. O objetivo desse
artigo é apresentar o que entendo como a compreensão prática que Aristóteles
requer que o seu leitor/estudante tenha da EN, opondo-a a uma
compreensão puramente teórica dos assuntos por ela tratados. Podemos ler a
EN como um tratado apenas teórico, considerando irrelevante o fato de
sermos ou não motivados a buscar uma vida virtuosa, mas não devemos lê-la
assim, segundo Aristóteles. Compreender que a vida virtuosa é a melhor implica
buscar essa vida. Conforme pretendo mostrar, a exigência aristotélica
que os estudantes da EN tenham sido educados nos bons hábitos para seguir
adequadamente as suas lições é um forte indÃcio para a comprovação da ideia
acima. Aristóteles tinha em mente o fato que é somente em um caráter maduro
que argumentos morais, mesmo que muito gerais como os presentes na
EN, podem motivar a ação.
Early in the Nicomachean Ethics Aristotle claims that the goal pursued
by that work is not knowledge but action; a bit later he says that reading
/ studying the lessons therein contained would be useless if it did not serve
to somehow make us better. The aim of this paper is to present what I take
as being the practical understanding that Aristotle requires from the reader /
student of the NE, as opposed to a purely theoretical understanding of the
issues addressed by that work. One can read the NE as a purely theoretical
treatise, considering irrelevant the question of whether or not we are motivated
to pursue a virtuous life. But one should not read it that way,
according to Aristotle. To understand that the virtuous life is the best means
to pursue that life. As I intend to show, the Aristotelian requirement that
students of the NE have been educated in good habits in order to follow its
lessons properly is a strong indication supporting the idea above. Aristotle
had in mind the fact that it is only in a mature character that moral arguments,
even if very general ones such as those in the NE, can motivate
action.