O rap na cidade: O “Quinto Elemento” e as Rodas de Rima do RJ

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

O rap na cidade: O “Quinto Elemento” e as Rodas de Rima do RJ

Ano: 2019 | Volume: 7 | Número: 14
Autores: G. G. Mendes, G. C. Neiva
Autor Correspondente: G. G. Mendes | [email protected]

Palavras-chave: Hip hop. Rodas de rima. Cidade. Rio de Janeiro. Quinto elemento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O propósito do artigo é mobilizar o conceito de “quinto elemento” da cultura Hip Hop, entendido como arma em potencial contra confinamentos cognitivos e relevante gatilho estético de resistência no ambiente urbano para investigar a intervenção das Rodas de Rap do Circuito Carioca de Ritmo e Poesia (CCRP) na cidade do Rio de Janeiro. O artigo atesta a dimensão comunitária do rap nas Rodas, definindo-a como resultado da “criatividade social” das "neotribos" que giram no entorno do Hip Hop carioca. Inspirado pela noção de “quinto elemento”, o rap se apresenta como uma linguagem capaz de produzir um élan comunitário na vida da cidade, a partir de sua música. Assim como em sua origem em NY, quando jovens do sul do Bronx redefiniram suas identidades culturais num espaço urbano violento e empobrecido, o rap, através das Rodas no Rio de Janeiro, segue emergindo com energia e vitalidade para intervir na dinâmica da cidade.



Resumo Inglês:

The purpose of the article is to mobilize the Hip Hop culture concept of "fifth element", understood as a potential weapon against cognitive confinement and a relevant aesthetic trigger of resistance in the urban environment to investigate the intervention of the Rap Circles of the Carioca Circuit of Rhythm and Poetry (CCRP) in the city of Rio de Janeiro. The article attests the communal dimension of rap in the Circles, defining it as a result of the "social creativity" of the "neotribes" that revolve around the carioca Hip Hop. Inspired by the notion of "fifth element", rap presents itself as a language capable of producing a communal élan in the life of the city, from its music. Just as in its origin in NY, when young people from the South Bronx redefined their cultural identities in a violent and impoverished urban space, rap, through the Circles in Rio de Janeiro, keeps on emerging with energy and vitality to intervene in the dynamics of the city.