O Reino de Deus – tarefa para o agora ou esperança para o além? O significado da teologia do Reino de Deus para a ética social

VIA TEOLÓGICA

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ISSN: 25264303
Editor Chefe: Faculdades Batista do Paraná
Início Publicação: 31/05/2000
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

O Reino de Deus – tarefa para o agora ou esperança para o além? O significado da teologia do Reino de Deus para a ética social

Ano: 2016 | Volume: 17 | Número: 34
Autores: Ralf Dziewas
Autor Correspondente: R. Dziewas | [email protected]

Palavras-chave: Reino de Deus. Teologia. Ética Social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo desenvolve uma teologia do Reino de Deus que parte da comunicação da vontade divina. Recorrendo a textos centrais do Antigo e do Novo Testamento, demonstra-se o significado da esperança do Reino de Deus para a ética social. Os profetas pregavam a expectativa pelo estabelecimento do Reino de Deus no aquém, e Jesus, ao pregar, curar e libertar os necessitados e celebrar com os marginalizados, tornou palpável a comunhão de acordo com a vontade de Deus neste mundo. Por isso, também seus seguidores são desafiados a promover em seu entorno uma convivência humana marcada pela esperança do Reino de Deus, contribuindo assim para a paz, a justiça e um modo de vida que proteja a criação. Mas para isso é necessária uma prática de fé individual e coletiva que associe um engajamento ativo em favor de um futuro melhor e uma confiança tranquila na consumação de Deus no mundo.



Resumo Alemão:

Der vorliegende Beitrag entfaltet eine Teologie vom Reich Gottes, die von der Kommunikation des Willens Gottes ausgeht. Dabei wird anhand zentraler Texte des Alten und Neuen Testaments die Bedeutung der Reich-Gottes-Hoffnung für die Sozialethik aufgezeigt. Die Propheten haben eine diesseitige Reich-Gottes-Hoffnung gepredigt und Jesus hat in seiner Verkündigung, seiner heilenden und befreienden Zuwendung zu den Bedürfigen und seinem Feiern mit den Ausgrenzten ein Miteinander nach dem Willen Gottes in dieser Welt erlebbar gemacht. Daher sind auch seine Nachfolger herausgefordert, in ihrer Gegenwart ein Miteinander der Menschheit zu gestalten, das von der Reich-Gottes-Erwartung geprägt ist, und zu Frieden, Gerechtigkeit und einer die Schöpfung bewahrenden Lebensweise beiträgt. Dazu aber ist eine individuelle und gemeinschafliche Glaubenspraxis notwendig, die ein aktives Engagement für eine bessere Zukunf mit einem gelassenen Vertrauen auf Gottes Vollendung der Welt verbindet.