O relógio e o cinematógrafo são duas invenções populares do século XIX. As duas compartilham uma característica em comum: o tratamento do tempo como sendo quantitativo. Henri Bergson traça o paralelo entre o cinematógrafo e a inteligência. O cinematógrafo refaz o movimento a partir de instantes. Mas o tempo é mais que uma coleção de instantes. O cinematógrafo e o relógio tratam o devir sempre do mesmo modo. Com o auxílio de Mary Ann Doane, daremos uma segunda chance ao cinematógrafo. Esta máquina criada ao apagar das luzes do século XIX é capaz de fazer arte. E assim, ela também é capaz de criar uma experiência de duração.
The clock and the cinematograph are two of the most popular inventions of the XIXth century. Both of them share a common characteristic: the treatment of time as quantitative. Henri Bergson draws the parallel between the cinematograph and the intelligence. The cinematograph recreates the movement from the connection of instants. But time is more than just a collection of instants. The cinematograph and the clock treat what is to become always of the same way. With the assistance of Mary Ann Doane, we will give a second chance to the cinematograph. This machine created at the turning off the lights of the nineteenth century is capable of making art. And therefore, it is also capable of creating an experience of duration.