O repertório na construção identitária das bandas de música

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

O repertório na construção identitária das bandas de música

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Fernando Vieira da Cruz
Autor Correspondente: Fernando Vieira da Cruz | [email protected]

Palavras-chave: banda de música, repertório, construção identitária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pluralidade de costumes e valores presentes nas bandas de música é uma característica discutida em ampla bibliografia sobre o tema. A construção identitária destes grupos musicais vem ocorrendo a partir de suas interações com diferentes segmentos da sociedade sempre perpassadas pelo seu repertório. Apresentamos neste texto uma discussão sobre estas intera-ções das bandas, cujo pano de fundo é tecido pelo repertório. O objetivo principal é discutir o papel do repertório na construção identitária do movimento de bandas no Brasil. Partimos dos episódios do trabalho de campo de pes-quisa de mestrado finalizada em 2019. Situações similares de diferentes regiões e momentos históricos são colocadas em diálogo com os episódios observados. A perspectiva teórica adotada tem por base a concepção de música como linguagem a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. A partir disto observamos que o repertório das bandas se constrói na mesma dinâmica do desenvolvimento dos grupos e cumpre diferentes papéis numa extensa trama histórica de significações musicais.



Resumo Inglês:

The plurality of customs and values present in wind bands is a characteristic discussed in a wide bibliography on the subject. The identity construction of these musical groups has been taking place from their interactions with different segments of society, always permeated by their repertoire. We present in this text a discussion about these interactions of the bands, the background of which is constructed by the repertoire. The main objective is to discuss the role of the repertoire in the identity construction of the band movement in Brazil. We started from the episodes of the fieldwork done for the master’s research completed in 2019. Similar situations from different regions and historical moments are placed in dialogue with the observed episodes. The theoretical perspective adopted is based on the conception of music as a language based on the philosophy of Bakhtin’s Circle. From this we observe that the bands repertoire is built on the same dynamics of the development of the groups and plays different roles in an extensive historical plot of musical meanings