Este paper2 discute a experiência de compartilhamento do acervo integral de fotografias de Renato Delarole - produzido entre os Asuriní em fins dos anos 1970 e início dos 1980 – com os Asuriní contemporâneos. De início pretende-se explorar metodologicamente a construção do encontro etnográfico com os Asuriní em torno do compartilhar imagens para, na sequência, dar atenção à recepção asuriní às imagens, momento em que serão abordados os jogos de ver e lembrar os parentes falecidos via fotografias. Diante das imagens dos antigos, os parentes são identificados e suas memórias, evocadas, o que coloca em evidência as tramas do parentesco e os vínculos de pertencimento.
This paper discusses the experience of sharing the complete collection of photographs of Renato Delarole - produced among the Asuriní in the late 1970s and early 1980s - with the contemporary Asuriní. The first aim is to explore methodologically the construction of the ethnographic encounter with the Asuriní around the sharing of images in order to pay attention to the Asuriní reception of the images. It is at this time when the games of seeing and remembering deceased relatives through photographs will be addressed. In front of the images of the ancients, the relatives are identified and their memories, evoked, which highlights the kinship ties and the bonds of belonging.
El presente artículo discute la experiencia de compartir el acervo integral de fotografías de Renato Delarole, producido entre los Asurirí a finales de la década de 1970 y principios de 1980 con los Asuriní contemporáneos. Primeramente se pretende compartir las imágenes y explorar metodológicamente la construcción del encuentro etnográfico con los Asuriní y luego analizar cómo estos recepcionan las imágenes. Después se realizan los juegos de mirar y recordar a los parientes fallecidos, a través de las fotografías. Al encontrarse frente a las imágenes de los antiguos, los parientes son identificados y sus memorias son evocadas, lo que pone en evidencia las tramas del parentesco y los vínculos de pertenencia.
Cet article discute l´expérience de partage du fonds intégral de photographies de Renato Delarole - produit parmi les Asurini vers la fin des années 1970 et le début des années 1980 – sur les Asurini contemporains. Pour commencer, on explorera méthodologiquement la construction de la rencontre ethnographique avec les Asurini centrée sur le partage d´images pour, ensuite, porter l´attention sur la réception Asurini aux images, moment où seront abordés les jeux du voir et de se souvenir des parents décédés au moyen de ces photographies. Devant les images des anciens, les parents sont identifiés et leur mémoire, évoquée, ce qui met en évidence les trames de la parenté et les liens d´appartenance.