Quem são os mestres dos saberes e fazeres tradicionais e populares? Quais as competências que lhes credenciam tal reconhecimento? Quais os atores responsáveis por eleger e legitimar os mestres em seu contexto? A partir de uma análise de três mestres ceramistas da Bahia, esse estudo adentra o universo acima problematizado tendo alguns especialistas responsáveis pelas polÃticas de reconhecimento dos mestres tradicionais e da cultura popular no Brasil como principal fonte de informação. A base metodológica para organização do conhecimento se pauta em entrevistas abertas e análise de documentos institucionais que trazem os mestres em estudo na baila da reflexão. Tais especialistas entrevistados possuem intensa relação e convÃvio com os mestres em análise e seus contextos comunitários, cumprindo aqui também o papel de mediadores das relações entre os pares, estabelecidas in loco. Buscando compreender o que distingue ou como alguns personagens da cultura tradicional e popular se tornam mestres, são aqui elucidados saberes e fazeres distintivos nas suas práticas, nas relações comunitárias e com os membros externos. Além de saberes e fazeres, manifesta-se no estudo o “serâ€, alquimia do processo que faz diferença fundamental na maestria artesanal. Iniciamos o artigo com uma contraposição entre o pensar e o agir, numa perspectiva teórica. Em seu desenvolvimento, são apresentadas competências para a maestria numa reflexão de alguns saberes sistematizados a partir das informações coletadas. Depois, segue-se uma análise da trÃade “saber–fazer–ser†na maestria.
Who are the masters of knowledge and practices traditional and popular ? What are the skills that accredit them such recognition? What are the actors responsible for electing and legitimize the teachers in your context? From an analysis of three potters masters of Bahia, this study enters the universe questioned up with some experts responsible for the recognition of traditional political masters and popular culture in Brazil as the main source of information. The methodological basis for knowledge organization is guided in open interviews and analysis of institutional documents that bring the teachers in the study baila reflection. Such experts interviewed have intense relationship and interaction with the teachers in their analysis and community settings, serving here as well as mediators of the relationship between the couple established in loco. Trying to understand what distinguishes or as some characters from folklore become masters, here elucidated knowledge and practices distinctive in its practice, in community relations and external members. In addition to knowledge and practices, it is manifested in the study "being " process of alchemy that makes fundamental difference in craft mastery. We began the article with a contrast between thinking and acting in a theoretical perspective. In its development, skills to master a reflection of some systematized knowledge from the information collected is presented. Then follows an analysis of the triad " know-how - be " in mastery.