O sagrado contemporâneo do teatro

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O sagrado contemporâneo do teatro

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 25
Autores: Alexandre Silva Nunes
Autor Correspondente: Alexandre Silva Nunes | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, sagrado, mito, Antonin Artaud, contemporaneidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discute experiências e teorias do teatro moderno, à luz do problema do sagrado, elegendo a figura de Antonin Artaud como artista simbólico desse problema com o qual o teatro moderno e contemporâneo se depara. Para isso, faz uso especial da leitura de Jacques Derrida sobre o teatro da crueldade, aliada a uma abordagem transdisciplinar, inerente à problemática estudada. Parte do pressuposto de que os vínculos entre o teatro e a experiência do sagrado não são apenas um dado histórico relativo às origens antigas da arte teatral, mas podem ser entendidos como realidade também atual, desde que revisitemos nossas noções acerca dos conceitos de sagrado e espiritualidade. Visitando axiomas da filosofia e da arte teatral, sustenta a ideia de que, ainda hoje, e mesmo em contextos não religiosos, é possível discutir a vigência de uma realidade sagrada do teatro. Com isso, busca ampliar a noção de sagrado para além das religiões, amparando-se na possibilidade de ocorrência de uma experiência de transcendência na imanência, tal como a ideia de uma metafísica em ato, postulada por Artaud.



Resumo Inglês:

This paper discusses experiences and theories of the modern theater, in the light of the problem of the sacred, and selecting Antonin Artaud as symbolic artist of this problem that the modern and contemporary theater is faced. To that end, he uses especially the analyses of Jacques Derrida about the theatre of the cruelty, combined with a transdisciplinary approach, inherent in the problem studied. He assumes the presuppose that the ties between the theatre and the sacred experience isn’t only a historic fact, relative to ancient origins of the theater art, but can be understood also as current reality, so long as our ideas about the concepts of sacred and spirituality are reviewed. Analyzing philosophic and theatrical axioms, this paper supports the idea that, still today, and also in not-religious context, its possible discuss the validity of a sacred reality of theatre. Thus, seeks to expand the concept of sacred beyond of the religions, based in the possibility of occurrence of an experience of transcendence within immanence, such as the idea of a metaphysic in act, postulated by Artaud.