O presente artigo procura demonstrar a convergência entre o discurso religioso e o governamental em campanhas de prevenção ao HIV. Para comparação, utilizo-me dos vídeos da série “Youth Videos for Life and Love”, produzidos pela organização jesuíta African Jesuit AIDS Network; e o programa governamental de prevenção ao HIV da Televisão Pública de Angola, o “Stop Sida”. Pretendo demonstrar que, em ambos os casos, se procura produzir sujeitos culpados, especialmente quando se tratam de mulheres, associando a infecção pelo vírus ao pecado, condenação divina e responsabilidade individual. Tal associação perpetua a violência contra a mulher e mantém intacto o dispositivo social que faz delas as maiores vítimas da pandemia da aids em Angola e na África Sul-saariana.
This article seeks to demonstrate the convergence of religious and governmental discourse on HIV prevention campaigns. For comparison in this text I use the videos from the series “Youth Videos for Life and Love”, produced by the Jesuit organization African Jesuit AIDS Network; and Public Television of Angola’s governmental TV Show for HIV prevention, “Stop Sida”. I intend to show that in both cases, one seeks to produce guilty subjects, especially when it comes to women, associating the infection with sin, divine judgment and personal responsibility. This association perpetuates violence against women and keeps intact the social dispositif that makes them the main victims of the AIDS pandemic in Angola and Sub-Saharan Africa.
En este artículo se pretende demostrar la convergencia del discurso religioso y lo gubernamental en las campañas de prevención del VIH. A modo de comparación, me utilizaré de vídeos de la serie “Youth Videos for Life and Love”, producidos por la organización African Jesuit AIDS Network; y el programa gubernamental para la prevención del VIH de la Televisión Pública de Angola, el “Stop SIDA”. Tengo la intención de mostrar que, en ambos casos, busca producir sujetos culpables, sobre todo cuando se trata de mujeres, asociando la infección al pecado, juicio divino y responsabilidad personal. Esta asociación perpetúa la violencia contra las mujeres y mantiene intacto el dispositivo social que hace que ellas sean las mayores víctimas de la pandemia del SIDA en Angola y África Subsahariana.