O SEMBLANTE NA PRODUÇÃO DE CENA DO INCONSCIENTE

Revista 2023 (janeiro)

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Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 25/01/2023
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

O SEMBLANTE NA PRODUÇÃO DE CENA DO INCONSCIENTE

Ano: 2023 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: ANTONIO SILVA DE BRITO
Autor Correspondente: ANTONIO SILVA DE BRITO | [email protected]

Palavras-chave: Semblante; Cena; Discurso; Sintoma; Estranhamento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Cena do Inconsciente não é algo que se instituiu pela pesquisa de Freud. A dor e o gozo humano,
refletida no Teatro pela caracterização das máscaras e personagens em todos os seus sintomas e
recursos metafóricos e metonímicos de linguagem, foram uma referência direta do autor para elaborar
a teoria da livre associação de ideias. Não saber as Verdades de memória, coerência e crença é
uma oportunidade para a fluidez na escuta flutuante. Lacan aprofunda a questão com o conceito de
Semblante, quando o analista entra com a fantasia e delírio do analisando num discurso específico
de distanciamento. Visto que, diante das teorias de encenação do teatro, há uma intensiva discussão
na Arte moderna sobre o papel dos atores diante seu público, com novas formas de recepção do
espetáculo, que se retira de uma postura histérica para realizar intervenções analíticas. As práticas
culturais contemporâneas em geral são bastante influenciadas pela Psicanálise, podendo-se assim se
debruçar numa extensa produção acadêmica, a começar pelo fundador da clínica, nos seus escritos
sobre a catarse e efeitos do estranho. Como a intenção da encenação para Freud se volta para um
palco sem recalque, esta pesquisa observa as técnicas para a narrativa dramatúrgica e performance,
as quais tentam romper com a convenção estética para fundar uma ética no fazer teatral.