Conforme um ditado popular, “tudo que está vivo um dia morre”. Apesar disso, somos sempre impactados pela percepção da finitude humana, uma vez que a vida e a morte estão profundamente entrelaçadas. Em meio aos cenários de mortes, intolerâncias, violências e guerras, o ser humano se questiona sobre o sentido da vida. A morte e o luto são realidades humanas que podem ser vividas sob várias perspectivas, dentre as quais destaca-se a cristã, que não vê um fim, mas uma esperança. A partir da realidade pastoral de nosso tempo, percebemos desafios constantes no diálogo da teologia com outras ciências na busca de responder às inquietações e angústias humanas. As Catequeses do Papa Francisco sobre a Esperança cristã podem nos ajudar a refletir sobre a necessidade de uma cultura de paz e fraternidade. Para isso, precisamos “caminhar juntos”, na vivência da missão da Igreja, a qual é instrumento de consolação frente às realidades de injustiça, morte e opressão (Is 40,1-2). Portanto, a fé e a esperança na participação no Mistério Pascal de Cristo confirmam a grande certeza na Ressurreição. Nesta perspectiva, a morte do cristão não constitui uma ruptura definitiva, mas uma comunhão mais íntima e eterna com a Trindade.
According to one popular saying, “all that is alive one day dies.”Nevertheless, we are always impacted by the perception of human finitude, since life and death are deeply connected. In the midst of the scenes of deaths, intolerances, violence and wars, the human being wonders about the meaning of life. Death and mourning are human realities that can be experienced from various perspectives, among which stands out the Christian, who sees not an end, but a hope. Starting from the pastoral reality of our time, we perceive constant challenges in the dialogue of theology with other sciences in the search to respond to human concerns and anxieties. Pope Francis’ Catecheses on Christian Hope can help us reflect on the need for a culture of peace and fraternity. For this, we need to “walk together”, in the experience of the Church’s mission, which is an instrument of consolation in the face of injustice, death and oppression (Is 40,1-2). Therefore, faith and hope in participation in the Paschal Mystery of Christ confirm the great certainty in the Resurrection. In this perspective, the death of the Christian is not a definitive rupture, but a intimate and eternal communion with the Trinity.