O SERTÃO EM INOCÊNCIA DE TAUNAY

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Endereço:
Universidade Estadual do Maranhão, Curso de História, Campus Paulo VI, Bairro Tirirical
São Luís / MA
Site: http://www.outrostempos.uema.br
Telefone: (98) 3245-6141
ISSN: 18088031
Editor Chefe: Marcelo Cheche Galves
Início Publicação: 13/04/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O SERTÃO EM INOCÊNCIA DE TAUNAY

Ano: 2013 | Volume: 10 | Número: 15
Autores: ALBERTINA VICENTINI
Autor Correspondente: ALBERTINA VICENTINI | [email protected]

Palavras-chave: Sertão, literatura, Alfredo Taunay

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desde os anos 30 do século XIX, está instauradoum programa político da funcionalidade daliteratura brasileira rumo à civilização. Em relação à literatura do sertão, esse caminho é aberto por Taunay, quejá discute as parelhas sertão-atraso/civilização-cidade em Inocência (1872), descrevendo o sertão à parte, de forma independente, aoinício do romance, especialmente nos seus aspectos geofísicos,demográficos e de costumes. É umcapítulo que tem vida própria, de tom ensaísticomais do que romanesco, o que consolida o sertão como umacategoria do pensamento social brasileiro a ser empregada nas interpretações da realidade nacional daí para a frente. No decorrer do romance, demonstra o atraso cultural em que vivia o sertanejo da região central do Brasil, especialmente através de seu personagem central Pereira, cumprindo um projeto político mais amplo, que tinha por princípio o controle do território nacional pelo Estado Imperial conciliador, território que devia ser integrado pela razão e habilmente subtraído ao jogo das paixões e dos conflitos que pudessem nele eclodir, de que são emblemas a paixão de Inocência e Cirino e o fanatismo ético de Pereira. Já para o final do século XIX, o embate para com o atraso do sertão surgiria como tema dos regionalistas propriamente ditos, como em Hugo de Carvalho Ramos ou Valdomiro Silveira; ou em uma obra do porte d’ Os sertões, de Euclides da Cunha.



Resumo Inglês:

A political program of the functionality of the Brazilian literature towards civilization has been established since the 30s of the 19th century. Concerning the backcountry literature, Taunay is the one who started in his discussions the pairs, “sertão-atraso/civilização-cidade” (wilderness-backwardness/civilization-city) in Innocence(1872), describing the hinterland, in an independent way, at the beginning of the novel, especially in its geophysical, demographic and custom aspects. It is a chapter that has its own life, of an essayistic tone more than a romanesco one, which consolidates the hinterland as a category of Brazilian social thought to be used in the interpretation of the national reality thereafter. Throughout the novel, he demonstrates the cultural backwardness in which the ‘sertanejo’ lived in the backcountry of the central region of Brazil, especially throug h its main character Pereira, fulfilling a broader political project, which had as a principle the control of the national territory by the Imperial State conciliator. This territory should be integrated by reason and cleverly subtracted from the game of passions and conflicts that could erupt in it, which are the emblems of the passion of Innocence and Cirino and the ethnic bigotry of Pereira. As for the late nineteenth century, the subject for the delay with the interior theme would emerge as the theme of the regionalists themselves, like in Hugo de Carvalho Ramos or Valdomiro Silveira, or in a work of the importance of The hinterlands (Os sertões) by Euclides da Cunha.