O signo para Humboldt, para Saussure e para Bakhtin

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O signo para Humboldt, para Saussure e para Bakhtin

Ano: 2015 | Volume: 40 | Número: 68
Autores: S. E. Milani
Autor Correspondente: S. E. Milani | [email protected]

Palavras-chave: signo, Humboldt, Saussure, Bakhtin

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo mostra três das principais concepções de signo dos estudos sobre a linguagem, diferenças e semelhanças. Para Humboldt, o signo é a representação material ou a imagem acústica para o conceito, a ele se soma a identidade do som articulado da língua. Essas três partes, signo, conceito e identidade do som, constroem as formas da língua que são as palavras. Para Saussure, signo é o nome da relação entre significante e significado. Saussure propôs a substituição dos termos imagem acústica e conceito, que estavam plenos de sugestionalidades e conceituações prévias, pelos termos significante e significado. Para Bakhtin, o signo é a forma da estrutura que realiza em som articulado um sentido, ideologicamente completado pelo pensamento. O encontro entre o som articulado e o conceito dá o elemento resultante da semiose, por isso todo signo é semiótico.



Resumo Inglês:

This article shows three of the principal sign conceptions of the studies about language, differences and similarities. The sign is for Humboldt the material representation, or sound-image, of the concept, besides the identity of the articulated language sound; these three parts, sign, concept and sound identity, make the form of the language that is the word. The sign is for Saussure the name of the relation between the signified and the signifier. Saussure proposed the substitution of the terms sound-image and concept, that were full of suggestions and prior conceptualization, to the terms signified and signifier. The sign in Bakhtin is the form of the structure that accomplishes an ideologically sense completed by thought through articulated sound. The meeting between the articulated sound and the concept gives the resulting element of semiosis, so every sign is semiotic.