O sujeito no carnaval Bakhtiniano e a perspectiva de jogo hermenêutico filosófico: um diálogo possível?

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ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O sujeito no carnaval Bakhtiniano e a perspectiva de jogo hermenêutico filosófico: um diálogo possível?

Ano: 2012 | Volume: 37 | Número: 62
Autores: Sandra Regina Klafke
Autor Correspondente: Sandra Regina Klafke | [email protected]

Palavras-chave: Carnaval, carnavalização, Idade Média, jogo hermenêutico filosófico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo trata da concepção de carnaval elaborada pelo filósofo russo
Mikhail Bakhtin (2008; 2009) a partir da abordagem de jogo hermenêutico
filosófico proposta pelos filósofos Huizinga (2000) e Rohden (2002). Nessa
perspectiva, interpretaram-se os pontos e os pespontos que orientam o sujeito
que viveu o carnaval medieval (natureza das relações interpessoais; de tempo e
de espaço) sob os preceitos da temática do jogo. O método que organiza este
estudo é de base empírica e bibliográfica, conjugado com um movimento dialético
de organização teórica, cuja função é construir os conhecimentos e a melhor
forma de apresentá-los, minimizando a possibilidade de perdas à essência e à
complexidade de cada conteúdo. Frente às teorias, compreendeu-se que o
carnaval, fenômeno por essência sincrético, dispõe de algumas das assertivas
propostas pela perspectiva hermenêutica filosófica de jogo, e que disporia ainda
mais não fosse a atmosfera que coloca seus participantes em um especial e
incomum momento de existência, no qual a própria vida é capaz de representa a
si mesma; ao passo que no jogo há abertura para outro caminho, que não é vida
real e tampouco imaginária.



Resumo Inglês:

This study deals with carnival conception by the Russian philosopher
Mikhail Bakhtin (2008, 2009) from the philosophical hermeneutic approach of the
game proposed by philosophers Huizinga (2000) and Rohden (2002). From this
perspective, interpreted the points that guide the subject who lived the medieval
carnival (nature of interpersonal relationships, time and space) under the precepts
of the theme of the game. The method that organizes this study is based in the
empirical form and in the literature bibliographic, combined with a dialetic
moviment of teorical organization, whose function is to build knowledge and the
best way to present them, minimizing the possibility of losing the essence and
complexity of each content. In front of the theories, it was understood that the
carnival, syncretic phenomenon in essence, have some of the caracteristics by the
philosophical hermeneutic perspective of the game, and would enjoy even more if
the atmosphere that puts its participants in a special and unusual moment of
existence in which life itself is capable of representing itself, while the game is up
another way, it is not real life and is not imagine life.